Politécnico de Leiria

São órgãos do IPLeiria: Conselho Geral, Presidente, Conselho Académico, Conselho de Gestão, Conselho para a Avaliação e Qualidade e Provedor do Estudante.

Conselho Geral

Composição

Presidente: Pedro Manuel Gonçalves Lourtie
Vice-presidente: Isabel Damasceno Campos Costa
Secretário: Ana Isabel Gonçalves Mendes
Representantes dos professores e investigadores
Alzira Maria Ascensão Marques (ESTG)
Carlos Fernando Couceiro Sousa Neves (ESTG)
Carlos Manuel da Silva Rabadão (ESTG)
João António Esteves Ramos (ESTG)
João José de Sousa Bonifácio Serra (ESAD.CR)
José Brites Ferreira (ESECS)
José Carlos Rodrigues Gomes (ESSLei)
José Eduardo Nunes Leitão Machado (ESAD.CR)
Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto (ESECS)
Paulo Alexandre Lopes Fernandes (ESTG)
Paulo Jorge Santos Almeida (ESTM)
Pedro António Amado de Assunção (ESTG)
Pedro Miguel Gonçalves Martinho (ESTG)
Roberto Carlos Marçal Gamboa (ESTM)
Rui Manuel Neto e Matos (ESECS)
Teresa Margarida Lopes da Silva Mouga (ESTM)
Representantes dos estudantes
Nuno Alexandre Matos dos Santos
Joel André Azoia Rodrigues
Miguel Nuno da Silva Monteiro Ferreira
Micail Nhaga Indei Barbosa 
Joana Matos Oliveira
Personalidades externas cooptadas
Ana Carolina Cardoso Rodrigues, ex-estudante do IPLeiria e gestora de empresas;  
Ana Paula de Jesus Harfouche,  presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste (CHO);
António José Ferreira Sousa Correia Santos, presidente da Câmara Municipal de Peniche;
Fernando Manuel Serrador Fonseca da Mota, ex-presidente da Federação Portuguesa de Atletismo;
Fernando Manuel Tinta Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Caldas da Rainha; 
Mário Ferreira Matias, presidente do Conselho de Administração da Fundação Caixa Agrícola de Leiria;
Nuno José Rodrigues Rasteiro, ex-estudante do IPLeiria e gestor de empresas ligado à indústria hoteleira;
Raul Miguel de Castro, presidente da Câmara Municipal de Leiria.
Representante do pessoal não docente e não investigador  
Cláudia Sofia de Sousa Vala

Regimento

Regimento do Conselho Geral  
Aprovado em reunião do Conselho Geral do IPLeiria de 16 de fevereiro de 2009, com as alterações aprovadas em 19 de abril de 2010.

 

Presidente

Prof. doutor Nuno André
Oliveira Mangas Pereira

Presidente

presidencia@ipleiria.pt

Vice-presidente

Prof. doutor João Paulo dos
Santos Marques

Vice-presidente

jpaulo@ipleiria.pt

Prof.ª doutora Rita Alexandra
Cainço Dias Cadima

Vice-presidente

rita.cadima@ipleiria.pt

Prof. doutor Rui Filipe Pinto
Pedrosa

Vice-presidente

rpedrosa@ipleiria.pt

Pró-presidente

Prof. doutor Paulo
Alexandre Lopes Fernandes

Pró-presidente

paulo.fernandes@ipleiria.pt

Prof. João José de
Sousa Bonifácio Serra

Pró-presidente

joao.serra@ipleiria.pt

Administradores

Dr.ª Eugénia Maria Lucas
Ribeiro

Administradora do IPLeiria

eribeiro@ipleiria.pt

Doutor Miguel Júlio Teixeira
Guerreiro Jerónimo

Administrador dos Serviços de Ação Social

miguel.jeronimo@ipleiria.pt

Chefe de Gabinete do Presidente

Eng.º Pedro Miguel
Ramalho Costa

Chefe de Gabinete do Presidente

pedro.costa@ipleiria.pt

Conselho Académico

O Conselho Académico, de acordo com o n.º 1, do Artigo 45.º, dos Estatutos do IPLeiria é: «um órgão com competências próprias no âmbito científico ou técnico científico e no âmbito pedagógico, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 80.º da Lei n.º 62/2007, de 10 de setembro, possuindo ainda funções de natureza consultiva, nos termos do disposto no n.º 2 do artigo 78.º do mesmo diploma legal.
Área de Membros . Deliberações . Regimento

Composição Conselho Académico

Composição Conselho Académico
# Cargo Nome
Por inerência: Presidente do IPLeiria Nuno André Oliveira Mangas Pereira
Vice-presidente do IPLeiria João Paulo dos Santos Marques
Vice-presidente do IPLeiria Rita Alexandra Cainço Dias Cadima
Vice-presidente do IPLeiria Rui Filipe Pinto Pedrosa
Ex-presidente do IPLeiria Luciano Rodrigues de Almeida
Ex-presidente do IPLeiria António Ferreira Pereira de Melo
Diretor da ESECS Rui Manuel Neto e Matos
Diretor da ESTG Pedro Miguel Gonçalves Martinho
Diretor da ESAD.CR João Pedro Faustino dos Santos
Diretor da ESTM Paulo Jorge Santos Almeida
Diretora da ESSLei Maria Clarisse Carvalho Martins Louro
Administradora IPLeiria Eugénia Maria Lucas Ribeiro
Administrador dos Serviços de Ação Social IPLeiria Miguel Júlio Teixeira Guerreiro Jerónimo
Por designação: Representante das UI acreditadas pela FCT com a classificação de bom ou superior Nuno Manuel Fernandes Alves
Representante das unidades de formação, investigação e desenvolvimento que não tenham assento no conselho por inerência Ana Lúcia Marto Sargento
Representante do conjunto das associações de estudantes das Escolas do IPLeiria Élton Tiago Graciano Rebelo
Por eleição: Representante dos professores da ESECS Maria Antónia Belchior Ferreira Barreto
Representante dos professores da ESECS Alzira Maria Rascão Saraiva
Representante dos professores da ESTG Sérgio Manuel Maciel de Faria
Representante dos professores da ESTG Pedro Manuel da Conceição Custódio
Representante dos professores da ESTG Vítor Manuel Oliveira Pegado Noronha e Távora
Representante dos professores da ESTG José Maria de Jesus Carreira
Representante dos professores da ESAD.CR Rui Manuel Ferreira Leal
Representante dos professores da ESAD.CR João Pedro Faustino dos Santos
Representante dos professores da ESTM Verónica Nobre de Oliveira
Representante dos professores da ESTM Teresa Margarida Lopes da Silva Mouga
Representante dos professores da ESSLei Susana Margarida Rodrigues Custódio
Representante dos professores da ESSLei Maria Luísa Fernandes Cordeiro dos Santos
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESECS

Catarina Frade Mangas

Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESTG António Carlos Ruivo Duarte
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESTG Luís Miguel Moreira Mendes
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESAD.CR Paulo Jorge Vieira Ramalho
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESTM João Viljoen de Vasconcelos
Representante dos assistentes e docentes equiparados da ESSLei Daniela Maria Barroso de Moura Cipreste Vaz
Representante dos estudantes Afonso Pereira Marcelino Santos
Representante dos estudantes Joel André Azoia Rodrigues *
Representante dos estudantes Rúben Miguel Freire
Representante dos estudantes Francisco José Abrantes Serra Loureiro
Representante dos estudantes Ana Sofia Oliveira Gomes *
Representante dos estudantes Joana Matos Oliveira
Representante dos estudantes  Joana Rita Antunes Lima *
Representante dos estudantes Susana Isabel Maria Pinheiro Luís *
Representante dos estudantes  Bruno Miguel Mendes de Oliveira
Representante dos estudantes  Marco Aurélio Rebelo da Silva *
Representante dos estudantes  João Diogo Henriques de Carvalho *
Representante dos estudantes  Luis Filipe do Espírito Santo Ferreira Ramos
Representante dos estudantes  Emanuel José Faria Almada*
Representante dos estudantes  Vanessa Filipe de Sousa Tavares *
Representante dos estudantes  Raquel Alexandra Sousa de Sá *
Representante dos estudantes  Frederico Miguel Sousa Ferreira *
Representante dos estudantes  Helena Maria Ramalhais Ferreira
Representante dos funcionários não docentes Isabel Maria Paraíso Faria Lopes

* Ainda não tomaram posse.

Processos Eleitorais:

Representantes dos Assistentes e Docentes Equiparados da ESECS (processo intercalar)

Despacho n.º 148/2016, de 23 de maio

Resultados definitivos

Despacho n.º 144/2016, de 18 de maio

Resultados provisórios

Despacho n.º 13/2016 (ESECS), de 5 de maio

Mesa de Voto

Despacho n.º 130/2016, de 4 de maio

 Listas de Candidatura

Despacho n.º 117/2016, de 22 de abril

Caderno Eleitoral definitivo

Caderno Eleitoral dos Assistentes e Docentes Equiparados da ESECS

Despacho n.º 102/2016, de 14 de abril

Processo Eleitoral – Representantes dos Assistentes e docentes equiparados da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) no Segundo Conselho Académico do IPL

Representantes dos Estudantes 2016-2018:

Despacho n.º 109/2016, de 18 de abril

Resultados definitivos

Despacho n.º 98/2016, de 13 de abril

Resultados provisórios

Despacho n.º 74/2016, de 17 de março

Credenciação de Delegados

Despacho n.º 72/2016, de 17 de março

Lista de candidatura definitiva

Despacho n.º 68/2016, de 14 de março

Lista de candidatura

Despacho n.º 9/2016, de 8 de janeiro

Caderno Eleitoral definitivo

Caderno Eleitoral dos Estudantes

Despacho n.º 392/2015, de 3 de dezembro

Processo Eleitoral – Representantes dos Estudantes no Segundo Conselho Académico do IPL

Representantes dos Assistentes e Docentes Equiparados da ESTG (processo intercalar)

Despacho n.º 425/2015, de 23 de dezembro

Resultados definitivos – 3.ª volta

Despacho n.º 418/2015, de 18 de dezembro

Resultados provisórios – 3.ª volta

Despacho n.º 166/2015 (ESTG), de 16 de dezembro

Mesa de Voto

Despacho n.º 409/2015, de 16 de dezembro

Resultados definitivos – 2.ª volta

Despacho n.º 405/2015, de 11 de dezembro

Resultados provisórios – 2.ª volta

Despacho n.º 403/2015, de 10 de dezembro

Resultados definitivos

Despacho n.º 157/2015 (ESTG), de 9 de dezembro

Mesa de Voto

Despacho n.º 393/2015, de 4 de dezembro

Resultados provisórios

Despacho n.º 150/2015 (ESTG), de 1 de dezembro

Mesa de Voto

Despacho n.º 384/2015, de 25 de novembro

Listas de candidatura

Despacho n.º 375/2015, de 16 de novembro de 2015

Caderno Eleitoral definitivo

Caderno Eleitoral dos Assistentes e Docentes Equiparados da ESTG

Despacho n.º 364/2015, de 6 de novembro de 2015
Processo Eleitoral – Representantes dos Assistentes e docentes equiparados da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) no Segundo Conselho Académico do IPL

Constituição:

Termo de Posse – 13 de abril de 2016

Termo de Posse – 5 de novembro de 2015

Termo de Posse – 15 de outubro de 2015

Termo de Posse – 24 de junho de 2015

Termo de Posse – 19 de junho de 2015

Termo de Posse – 24 de fevereiro de 2015

Termo de Posse – 8 de janeiro de 2015
Termo de Posse – 9 de outubro de 2014
Termo de Posse – 23 de junho de 2014
Termo de Posse – 9 de junho de 2014  
Termo de Posse – 22 de abril de 2014  
Termo de Posse – 24 de março de 2014

 

Conselho de Gestão

Ao Conselho de Gestão, de acordo com o n.º 1, do Artigo 51.º, dos Estatutos do IPLeiria compete: «conduzir a gestão administrativa, patrimonial e financeira da instituição, bem como a gestão dos recursos humanos, sendo-lhe aplicável a legislação em vigor para os organismos públicos dotados de autonomia administrativa.

Constituição:

Despacho n.º 8/2014, de 8 de janeiro – Composição do Conselho de Gestão
Despacho n.º 37/2010, de 4 de março – Alteração da composição do Conselho de Gestão
Despacho n.º 195/2009, de 29 de outubro

Conselho para a Avaliação e Qualidade

O Conselho para a Avaliação e Qualidade é, de acordo com o n.º 1, do artigo 52.º, dos Estatutos do IPLeiria, «o órgão do IPLeiria responsável pelo estabelecimento dos mecanismos de autoavaliação regular do desempenho do Instituto, das suas unidades orgânicas, bem como das atividades científicas e pedagógicas sujeitas ao sistema nacional de avaliação e acreditação, nos termos da lei, devendo garantir o cumprimento da lei, o cumprimento das obrigações legais e a colaboração com as instâncias competentes.»
Área de membros . Deliberações

Composição

Composição Conselho para a Avaliação e Qualidade
# Cargo Nome
por inerência: Presidente do IPLeiria Nuno André Oliveira Mangas Pereira
Vice-presidente do IPLeiria João Paulo dos Santos Marques
Subdiretor em substituição do Diretor da ESECS Hugo Alexandre Lopes Menino
Diretor da ESTG Pedro Miguel Gonçalves Martinho
Diretor da ESAD.CR Rodrigo Eduardo Rebelo da Silva
Diretor da ESTM Paulo Jorge Santos Almeida
Diretora da ESSLei Maria Clarisse Carvalho Martins Louro
por designação: Bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados  António Domingues de Azevedo
Presidente do Conselho de Administração da inCentea António Miguel Batista Poças da Rosa
Diretor do Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha Joaquim José Pereira Ruivo
Presidente do Grupo Iberomoldes Joaquim Manuel Mota Menezes
Diretor do Centro de Cirurgia Cardiotorácica dos Hospitais da Universidade de Coimbra Manuel de Jesus Antunes
Representante do conjunto das associações de estudantes das Escolas do IPLeiria Joel André Azoia Rodrigues
por eleição: Representante do pessoal não docente e não investigador do IPLeiria Ana Lúcia Lopes Duarte

Constituição

Termo de Posse – 17.12.2015 2.º CAQ

Despacho n.º 68/2009

Provedor do Estudante

No IPLeiria, no seu conjunto, e em cada Escola, em particular, existe um conjunto de órgãos, pessoas e serviços disponíveis para acolher e ajudar os estudantes sempre que precisarem: os Professores, os Coordenadores de Curso, o Conselho Pedagógico, a Direção, a Associação de Estudantes, os Serviços de Ação Social, os Serviços Académicos, o Serviço de Apoio ao Estudante, entre outros.

Com estas entidades de maior proximidade articula-se o Provedor do Estudante, órgão independente e eleito por todos os estudantes. A este serviço compete apreciar as queixas e reclamações dos estudantes e, caso considere que a razão lhes assiste, proferir as recomendações pertinentes aos órgãos competentes, bem como emitir recomendações genéricas tendo em vista acautelar os interesses dos estudantes, nomeadamente no domínio da atividade pedagógica e da ação social escolar.

Na página da Provedoria, entre outras informações, estão indicados os contactos e os procedimentos necessários para avançar com os pedidos de apoio, reclamações e/ou propostas.

Processo Eleitoral:

Despacho n.º 201/2016, de 6 de julho

Posse do Terceiro Provedor do Estudante

Despacho n.º 108/2016, de 18 de abril

Resultados definitivos

Despacho n.º 97/2016, de 13 de abril

Resultados provisórios

Despacho n.º 73/2016, de 17 de março

Credenciação de Delegados

Despacho n.º 71/2016, de 17 de março

Propostas de candidatura definitivas

Despacho n.º 67/2016, de 14 de março

Propostas de candidatura

Despacho n.º 9/2016, de 8 de janeiro

Caderno Eleitoral definitivo

Lista dos Professores elegíveis

Caderno Eleitoral dos Estudantes

Despacho n.º 391/2015, de 3 de dezembro

Processo Eleitoral – Terceiro Provedor do Estudante do IPL

 

Organograma

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