Exposição-Bruno-PratesDe 16 a 27 de novembro de 2015 decorreu, na Biblioteca do Campus 3 (ESAD.CR), uma Exposição de Cartoons intitulada “E tu, já desenhaste um cartoon hoje?”, de Bruno Prates.

foto_brunopratesBruno Prates natural de Caldas da Rainha, licenciou-se no Curso de professores do Ensino Básico Variante Educação Visual e Tecnológica no ano de 2003 pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria. O gosto pela representação através do desenho surgiu desde muito cedo. A publicação das suas tiras humorísticas teve início em 1997 com a colaboração semanal com o Jornal “Região de Cister”- Alcobaça, com a tira “Isto é…Notícia!”. Em 1998 colaborou com o Jornal “Gazeta das Caldas” – Caldas da Rainha. Mais tarde, em 2003, retomou com a tira “Coisas da Nossa Praça” onde colaborou assiduamente até 2007. Em 2011/2012 colaborou com o Jornal “Mais Oeste” com a tira “Troikas e Baltróikas”. Desde 2006 que colabora com a Revista on-line “Revista de Animação e Educação” com tiras humorísticas cuja temática assenta no ensino /educação. Em fevereiro de 2013 cria a página  Desenhos do Bruno, projeto que consiste em desenhar cartoon por encomenda a partir de fotos com aplicação em diversos suportes como t-shirts, canecas, capas para smarthphone, molduras, entre outros. Devido ao inesperado número de encomendas regista a marca “desenhosdobruno” e assim desenhar passou a ser uma atividade constante para particulares e/ou empresas. Atualmente Bruno Prates concilia o desenho de cartoon por encomenda com o desenho de tiras humorísticas sobre a cidade de Caldas da Rainha “caldastoon” publicado no jornal Gazeta das Caldas, a coordenação do projeto “Familiarte – pequenos com graúdos – Workshop a partir de uma exposição de autor  no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha e ainda com o projeto piloto CRinfantoon que consiste em desenvolver a criatividade na idade pré-escolar a partir do desenho de cartoon.