O-código-de-conduta_artigo_portalA Biblioteca José Saramago (Campus 2 do Politécnico de Leiria) acolheu no dia 5 de maio de 2017 o encerramento da IV Sinopse – Festival de Teatro Ator João Moital, com o “O Código de Conduta do Carteirista Profissional”, uma peça interpretada por Pedro Barbeitos (texto e direção artística de Ana Lázaro).

 

Sinopse

O Código de Conduta do Carteirista Profissional é, por bem dizer um Código Deontológico destinado a carteiristas. O conjunto de regras vincula normas de comportamento, cuja prática não só é recomendável, como deve servir de orientação no decurso do exercício profissional. Apesar de nunca terem sido redigidos, estes princípios de comportamento e ética são a base histórica que alicerça a preservação da profissão bem como a honra daqueles que, espante-se, apesar de não possuírem carteira profissional, são carteiristas por definição. “

Osvaldo Antunes da Cunha nasceu num bairro de Lisboa, entre muitos outros filhos de pai desconhecido, mas ditou-lhe a sorte e a habilidade que se tornasse carteirista de profissão. Enquanto nos descreve o Código de Conduta do Carteirista, este mestre na arte de surripiar conta-nos sobre a cidade onde cresceu – testemunha de mudanças que lhe roubam o passado em virtude do progresso, e conduz-nos pelos episódios e aventuras do ofício, até ao derradeiro momento que o conduziu à sua detenção… O dia em que violou o artigo imprescindível do Código dos Carteiristas: Artigo 12º “O carteirista nunca se deverá envolver emocionalmente com a vítima do furto”.

Esta é uma história de palmanço. Mas também é uma história de amor.

 

Ficha Técnica

“O Código de Conduta do Carteirista Profissional”

Texto e direção artística: Ana Lázaro
Interpretação: Pedro Barbeitos
Coordenação técnica: H.C. Franco
Produção: ‘dobrar