Biblioteca José Saramago do Campus 2 (ESTG /ESSLei)

O edifício da Biblioteca José Saramago encontra-se em funcionamento desde o dia 17 de março de 2003. Localizado no Campus 2 do Politécnico de Leiria, o edifício da Biblioteca tem quatro pisos e uma área de 3.483 m2.

Em agosto de 2007, passou a integrar os Serviços de Documentação do Politécnico de Leiria e nas suas instalações passou a funcionar a Direção e o Secretariado deste serviço. À Biblioteca José Saramago também se atribui a designação de Biblioteca do Campus 2 no conjunto das Bibliotecas que fazem parte dos Serviços de Documentação.

Com capacidade para 570 lugares sentados, possui 3 salas de leitura com bibliografia em livre acesso, pesquisa e consulta, 16 salas de trabalho em grupo, 7 gabinetes de investigação individual, 1 gabinete destinado ao apoio e à pesquisa científica e vários lugares de leitura informal.

O espaço da Biblioteca oferece ainda aos seus utilizadores uma sala de visionamento em grupo, uma sala de reuniões, uma sala reservada à consulta de publicações periódicas científicas e técnicas e uma sala de informática, com capacidade máxima até 100 terminais.

Com um fundo documental com cerca de 50.000 volumes, é uma biblioteca universitária especializada que incorpora bibliografia nacional e estrangeira. É um espaço de leitura, pesquisa e consulta que acompanha a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico desde 1989/1990, ano em que a Escola entrou em funcionamento e, desde agosto de 2006, também a Escola Superior de Saúde (ESSLei).

Toda a documentação está registada no catálogo coletivo. Os utilizadores podem ter acesso igualmente a obras não existentes na Biblioteca José Saramago através do serviço de Empréstimo Intercampus (que abrange a documentação existente nas bibliotecas dos outros campi do Instituto) e Empréstimos InterBibliotecas (EIB), que abrange bibliografia de instituições congéneres no país e no estrangeiro.

Fundo bibliográfico

O fundo bibliográfico da Biblioteca José Saramago adequa-se na sua globalidade, aos cursos e à formação universitária ministrada no campus e conta com mais de 50.000 documentos, na sua maioria constituído por monografias, publicações periódicas (jornais e revistas) nacionais e internacionais, material não-livro (documentos eletrónicos, material gráfico, CD-ROM e DVD). As monografias e o material não-livro estão organizados e arrumados por assuntos de acordo com a Classificação Decimal Universal (CDU), e as publicações periódicas por ordem alfabética de títulos.

Ver +

Biblioteca José Saramago do Campus 2 (ESTG/ESSLei)

Morro do Lena – Alto Vieiro
2401-951 Leiria