Biblioteca José Saramago do Campus 2 (ESTG /ESSLei)

O novo edifício da Biblioteca José Saramago encontra-se em funcionamento desde o dia 17 de março de 2003. Localizado no campus 2 do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), junto ao edifício de Engenharia Automóvel, o edifício da Biblioteca José Saramago tem quatro pisos e uma área de 3.483 metros.

Com capacidade para 570 lugares sentados, o novo espaço de leitura, pesquisa e consulta possui 16 salas de trabalho em grupo, 6 gabinetes de investigação individual, 2 gabinetes de investigação em grupo e 3 salas de leitura com bibliografia em livre acesso.
O novo espaço da Biblioteca oferece ainda aos seus utilizadores uma sala de visionamento de audiovisuais, uma sala de projeção, uma sala reservada à consulta de publicações periódicas científicas e técnicas e uma sala de informática, com capacidade máxima até 100 terminais.

Um dos objetivos do novo edifício da Biblioteca passa por conjugar o domínio científico e pedagógico com a vertente sociocultural, estreitando os laços entre a comunidade académica do IPL e a comunidade civil da região de Leiria. O átrio principal do edifício traduz essa mesma vontade, disponibilizando um amplo espaço central, reservado à leitura de publicações periódicas de caráter geral e à realização de exposições e outros eventos, considerados de interesse.A luz natural que invade o interior da Biblioteca e os amplos espaços interiores que apresenta fazem deste espaço um projeto de referência quer para a comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria, e das escolas, quer para a sociedade civil de Leiria. A Biblioteca José Saramago é um espaço de leitura, pesquisa e consulta que acompanha a ESTG-Leiria desde 1989/1990, ano em que a Escola entrou em funcionamento e, recentemente, desde agosto de 2006, também a Escola Superior de Saúde (ESSLei). Inicialmente, a Biblioteca foi instalada no Antigo Convento de Santo Estevão, sendo posteriormente transferida para as instalações do Morro do Lena. A convite da ESTG-Leiria, José Saramago, escritor e Prémio Nobel da Literatura em 1998, apadrinhou o espaço da Biblioteca, tendo passado a designar-se desde então por Biblioteca José Saramago. A 27 de maio de 1999, José Saramago, descerrou na ESTG-Leiria, uma lápide com a inscrição do seu nome.

Nas suas instalações funciona também, desde meados de 2007, a Direção e o Secretariado dos Serviços de Documentação do Instituto Politécnico de Leiria (SDIPL). À Biblioteca José Saramago também se atribui a designação de Biblioteca do Campus 2 no conjunto das Bibliotecas que fazem parte dos SDIPL.

Biblioteca José Saramago

Fundo bibliográfico

O fundo bibliográfico que a Biblioteca possui adequa-se na sua globalidade, aos cursos e à formação universitária ministrada no campus.

Ver +

Biblioteca José Saramago do Campus 2 (ESTG/ESSLei)

Morro do Lena – Alto Vieiro
2401-951 Leiria