Bibliotecas do Politécnico de Leiria

B-on negoceia descontos em APCs no âmbito da publicação em acesso aberto

Com o objetivo de potenciar a publicação em acesso aberto, a b-on negociou com diversos editores condições mais favoráveis à publicação em acesso aberto por parte de autores de instituições b-on, tais como períodos de embargo, descontos em APCs* (article processing charges) e isenções.

Uma vez que o Politécnico de Leiria é membro do consórcio b-on, os seus docentes e investigadores têm acesso a estes descontos e isenções.

Para mais informações consulte: https://www.b-on.pt/acesso-aberto.

*Taxa paga ao editor para publicação de um artigo em acesso aberto.

Ciências da Saúde – Recursos de informação em livre acesso

catálogo

Não tem tempo para as pesquisas? Nós ajudamos.

Aceda, gratuitamente, ao texto integral de dissertações, teses, artigos científicos, entre outros, nas áreas da saúde.

A compilação apresentada tem como base uma recolha de acessos a repositórios cariz nacional e em Acesso Aberto, com suporte no portal do RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal e pretende ser uma ferramenta de apoio e suporte  não só na pesquisa e investigação académica, mas também na prática clínica.

Consulte a lista abaixo:

Repositórios portugueses

DGS – Direção-Geral da Saúde – Repositório Comum

E M – Egas Moniz – Repositório Comum

ESEP – Repositório Comum – Escola Superior Enfermagem do Porto

ESESJC – Repositório Comum – Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny

ESSA – Repositório Comum – Escala Superior de Saúde do Alcoitão

ESSCVP – Repositório Comum – Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa

ESSNorteCVP – Repositório Comum – Escola Superior de Superior de Saúde Norte da Cruz Vermelha

HVFX – Repositório Comum – Hospital de Vila Franca de Xira

IC-online – Repositório Institucional de Informação Científica do Instituto Politécnico de Leiria

RCAAP – repositórios científicos de acesso aberto de Portugal

RCCHP – Repositório Científico do Centro Hospitalar do Porto

RCESEnfC – Repositório Científico da Escola superior de Enfermagem Coimbra

RCHB – Repositório Científico do Hospital de Braga

RCHULC – Repositório Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central

RCINSDRJ – Repositório Científico do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge

RESEL – Repositório Digital – Escola Superior de Enfermagem Lisboa

RIHUC – Repositório Comum – Centro Hospitalar e Universitário

Saúde – CUF – Repositório Comum

Saiba tudo sobre o RCAAP – Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal

Sabe o que é a Ciência Aberta?

Descubra [+] sobre a Ciência Aberta

[+] info: biblioteca.campus2@ipleiria.pt

MOOC “Ciência Aberta”

O MOOC “Ciência Aberta” tem como objetivo apresentar o conceito de Ciência Aberta em todas as suas vertentes, bem como dar a conhecer iniciativas portuguesas e europeias desenvolvidas neste âmbito.

ciencia-abertaPretende promover a compreensão das implicações da Ciência Aberta nas várias fases do processo de investigação científica e dar a conhecer infraestruturas e meios para a sua comunicação.
Transmitir estratégias para a partilha de métodos, dados e resultados da investigação científica e promover o conhecimento acerca dos meios disponíveis para aferição do impacto da investigação, no contexto da Ciência Aberta.

Ver mais

WEBINAR OpenAIRE: Apoios para financiar taxas de publicação em Acesso Aberto nos projetos do 7º PQ (8 de fevereiro)

Convite:

Os investigadores envolvidos em projetos apoiados no âmbito do 7º Programa-Quadro e que já finalizaram o contrato de financiamento podem requerer fundos para financiar as taxas de publicação em Acesso Aberto.

Serão apresentados mais detalhes sobre este instrumento de apoio disponibilizado pela Comissão Europeia no próximo dia 8 de fevereiro num webinar a realizar no âmbito das atividades do projeto europeu OpenAIRE2020.

WEBINAR OpenAIRE
DATA e HORA: 8 DE FEVEREIRO 11H00-12H00
DESTINATÁRIOS: Investigadores, coordenadores de projetos, administradores e gestores de ciência, bibliotecários.
Inscrições: http://goo.gl/forms/EbP4zaFcYz
Mais informações: http://tinyurl.com/grfhhqv
Canal do webinar: https://webconf-colibri.fccn.pt/me/IXOMEN

Próximos Webinars Open Access (OpenAIRE 2016)