Serviços de Documentação

Processar informação, produzir conhecimento!

Qualidade. Fornecer informações e conhecimentos em vários formatos respondendo às necessidades dos utilizadores, agregando valor qualitativo e quantitativo aos produtos fornecidos. | Garantir a eficiência na gestão dos recursos financeiros. | Acreditar que cada utilizador das bibliotecas é único e importante. | Comprometimento com a excelência. | Promoção de uma comunicação interna participada.

 

Conhecimento e Inovação. Promover a liberdade intelectual. | Promover a informação e competência. | Proporcionar um ambiente favorável à aprendizagem. | Abraçar soluções inovadoras para a melhoria dos serviços e desenvolvimento intelectual dos profissionais.

 

Acessibilidade. Facilitar o acesso às bibliotecas, oferecendo espaços atrativos, modernos e adaptados às necessidades de todos os utilizadores. | Facultar o acesso às coleções e serviços mediante através de uma biblioteca virtual e de um portal Web. | Apoiar os novos métodos de aprendizagem, formas de estudo e investigação previstos no Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES).

 

Liderança e Identidade. Ter visão e capacidade de motivação dos profissionais que fazem parte da equipa de trabalho. | Contribuir para o reforço positivo da autoestima coletiva. | Desenvolver competências pessoais e profissionais.

 

Responsabilidade Social e Cidadania. Exercer o bom senso, praticando comportamentos responsáveis, aceitando a responsabilização | Promover a saúde e bem-estar no local de trabalho. | Promover parcerias ativas com a comunidade proporcionando oportunidades para o conhecimento e a comunicação.

 Acesso online aos Serviços de Documentação.


Bibliotecas

O IPLeiria dispõe de quatro bibliotecas localizadas nos campi 1, 2, 3 e 4.

Biblioteca do campus 1 (Leiria). Com um fundo bibliográfico de aproximadamente 32.000 obras vocacionado para as áreas das ciências humanas e sociais, dispõe de 1 sala de leitura e 1 sala de visionamento de audiovisuais.
Com exceção dos períodos não letivos, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 22h00 e ao sábado, das 9h00 às 13h00.

 

Biblioteca José Saramago. Situada no campus 2 (Leiria), tem capacidade para 570 lugares sentados e possui 16 salas de trabalho em grupo, 6 gabinetes de investigação individual, 2 gabinetes de investigação em grupo, 3 salas de leitura com bibliografia em livre acesso e um espaço de leitura de publicações periódicas onde se realizam também atividades culturais para a comunidade académica e abertas ao público em geral.

Esta biblioteca oferece-lhe, ainda, uma sala para visionamento de audiovisuais, uma sala de projeção, outra reservada à consulta de publicações periódicas científicas e técnicas e uma sala de informática 50 computadores ligados à Internet. Possui um fundo de aproximadamente 32.600 obras, relacionadas com as ciências e tecnologia, ciências da saúde, gestão e economia e direito.

Com exceção dos períodos não letivos, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 23h30 e ao sábado, das 9h00 às 13h00.

 

Biblioteca do campus 3 (Caldas da Rainha). Possui um fundo bibliográfico relacionado com as artes e o design de aproximadamente 13.500 obras, à disposição do leitor, distribuídas por 2 salas de leitura com 36 lugares sentados, onde existem ainda computadores e outro material audiovisual destinados ao público.

Com exceção dos períodos não letivos, está aberta ao público segundas, quartas e sextas-feiras das 9h00 às 18h00 e terças e quintas-feiras, das 9h00 às 20h00.

 

Biblioteca do campus 4 (Peniche). Instalada no novo edifício pedagógico que a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar, possui 2 salas de leitura com aproximadamente 3.500 obras relacionadas com áreas como o turismo, a biologia, a biotecnologia, a tecnologia e segurança alimentar e outras. À disposição dos leitores existe também um conjunto de computadores com ligação à Internet.

Com exceção dos períodos não letivos, está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 20h00.