cruzdelsurCandidaturas ao programa de Erasmus Mundus “Cruz Del Sur”

O Politécnico de Leiria e a NERLEI – Associação Empresarial da Região de Leiria participam no programa internacional Erasmus Mundus “Cruz del Sur – Fortalecimento da internacionalização da universidade para alcançar um desenvolvimento integral na América Latina.”

Este projeto, financiado pela Comissão Europeia, é coordenado pela Universidade de Múrcia (Espanha), tendo como parceiro coordenador na América Latina: a Universidade Pedagógica Nacional Francisco Morazán, das Honduras. E conta com a participação de 19 instituições de ensino superior, num total de 14 países: 9 da América Latina (Honduras, El Salvador, Guatemala, Nicarágua, Argentina, Brasil, México, Panamá e Uruguai) e 5 países da Europa (Espanha, Portugal, Itália, Polónia e Letónia).

Terá como objetivo a internacionalização e modernização das instituições de ensino superior da América Latina, tendo como foco as seguintes áreas:

1. promoção da mobilidade de estudantes, investigadores, docentes e pessoal docente, prevendo-se a atribuição de 194 bolsas, no período compreendido entre 2015-2018, a cidadãos latino-americanos e europeus (142 bolsas de mobilidade da América Latina para a Europa e 52 no sentido inverso), no âmbito das licenciaturas, mestrados, doutoramentos, pós-doutoramentos;
  2. Desenvolvimento de um mestrado conjunto em “Desenvolvimento Humano Sustentável e Ação Social”, que incluirá áreas como a soberania alimentar, direitos humanos, igualdade de géneros, entre outras;
  3. Fortalecimento internacional, visando capacitar os gabinetes de relações internacionais das instituições de ensino superior latino-americanas parceiras do projeto, através da realização de 3 ações de formação centradas no reconhecimento académico, fontes de financiamento e ferramentas informáticas para a gestão da mobilidade.

Neste âmbito, estão previstas bolsas de mobilidade de estudantes para instituições de ensino superior da América Latina. As candidaturas encontram-se abertas até 15 de março.

Mais informações em https://cruzdelsur.um.es/cruzdelsur/ ou através do Gabinete de Mobilidade e Cooperação Internacional: gmci@ipleiria.pt