Joana Lopes e Serenela Duarte

Viemos com Portugal na mente, mas saímos com Macau no coração!

A experiência Erasmus não é vivida da mesma forma por todos os estudantes e as aprendizagens e motivações para aceitarem o desafio de sair da zona de conforto são também elas diversas. O testemunho da Joana Lopes e da Serenela Duarte, ambas estudantes do curso de Licenciatura em Administração Pública, da ESTG, é mais um relato de superação pessoal. Deixa-te ir pelo depoimento enviado pelas estudantes e parte também à descoberta. Texto completo aqui.

ana-rodrigues_erasmusNome: Joana Lopes e Serenela Duarte
Idade: 22 anos
Nacionalidade: Portuguesas
Cidade: Souto da Carpalhosa | Castelo Branco
Escola: Escola S. de Tecnologia e Gestão (ESTG)
Curso: Licenciatura em Administração Pública
Local de Intercâmbio: Macau

Qual o 1.º impacto do país?

“Uma simples ida ao supermercado torna-se, no início, uma pequena dor de cabeça…”

Começando pela linguagem, essa é uma barreira notória, pois, apesar dos portugueses terem estado cá, a língua oficial sempre foi o cantonês, sendo, o português, a segunda, pelo que encontramos a nossa língua em todas as placas das ruas e em certos estabelecimentos. (…)

Como foi sair da zona de conforto?

“Termos vindo para Macau foi das melhores decisões que tomámos na nossa vida.”.

Macau é uma excelente oportunidade de conhecer a Ásia, oportunidade esta que, talvez, no futuro, seria pouco provável surgir, pelo que recomendamos vivamente a vinda de outros estudantes.(…)

O que é que têm a dizer desta experiência?

“Viemos com Portugal na mente, mas saímos com Macau no coração.”

É bastante interessante a época do Novo Ano Chinês, pois há imensas atividades ao ar livre, como os desfiles, que, neste ano, eram alusivos ao Galo. Esta região está muito bem situada, pois, a partir dela, podemo-nos deslocar a diversos destinos asiáticos, como fizemos, que ficam bem pertinho.

ana-rodrigues_entrevista