Leiria vai ser a 4.ª Capital Jovem da Segurança Rodoviária em 2016

img_site_capital_jovem_7_12_15Em 2016, Leiria vai ser a 4.ª Capital Jovem da Segurança Rodoviária (depois de Aveiro em 2015, Braga em 2014 e Coimbra em 2013).

SESSÃO DE ABERTURA DA SEMANA PRINCIPAL – 2 de maio

10h30 Receção no Teatro Miguel Franco
11h00 Sessão de Abertura, presidida pelo Secretário de Estado da Administração Interna, Doutor Jorge Gomes
11h30 Visita ao “ACPKids na Estrada” – Mercado de Sant’Ana
11h50 “Atenção, Todos Somos Peões” – pintura de uma mensagem de sensibilização junto a passadeira no Largo 5 de outubro
12h10 “Um minuto de silêncio pelas vítimas jovens na estrada em 2015”, pelos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), na Praça Rodrigues Lobo
12h30 Encerramento com animação pelos estudantes do IPLeiria

Fotografias da Sessão de Abertura

A iniciativa visa desenvolver um programa de atividades sobre segurança rodoviária, vocacionado sobretudo para o público infanto-juvenil e envolve vários parceiros numa cidade que se assume como “Capital Jovem da Segurança Rodoviária”, ao longo da semana, que decorre de 2 a 7 de maio, a terminar o ano letivo. Trata-se de um projeto nacional promovido pelo Município de Leiria, Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria), Fórum Estudante, ACP – Automóvel Clube de Portugal, BP – Portugal, Brisa e Fórum Estudante (com o apoio institucional da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária e da Direção Geral de Educação).

A Leiria Capital Jovem da Segurança Rodoviária vai realizar concursos, demonstração de simuladores, aulas de condução, simulacros de intervenção em acidentes rodoviários, workshops e sensibilização para o não consumo de álcool por quem conduz.

MAIS INFORMAÇÕES: www.capitaljovemsegurancarodoviaria.pt/component/content/frontpagewww.facebook.com/Leiria-Capital-Jovem-da-Seguran%C3%A7a-Rodovi%C3%A1ria-897932423656366/?fref=ts

EM 2016, TODOS OS CAMINHOS VÃO DAR A LEIRIA… EM SEGURANÇA!

A mortalidade em acidentes rodoviários é a principal causa de morte entre os jovens (18/24 anos), o que exige mobilizar a opinião pública nacional, em particular os jovens, para a segurança rodoviária, através de ações educativas. Por outro lado, estamos na Década de Ação para a Segurança Rodoviária (2011/2020) e é necessário desenvolver práticas inovadoras para a mudança de mentalidades e uma nova atitude na estrada, começando a trabalhar desde a infância uma atitude responsável na estrada, no sentido de reduzir a taxa de sinistralidade.

A Sessão de Apresentação Pública do projeto, com a presença dos parceiros nacionais e locais, realizou-se no dia 11 de dezembro, pelas 11h30, no Teatro Miguel Franco, em Leiria.
Fotografias disponíveis na página oficial do IPLeiria no facebook

2 a 7 de maio de 2016 | Leiria