fotos_pos_catedra_6_12_2018

Inauguração da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade

112_aNo dia 5 de dezembro de 2018, na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, decorreu a sessão inaugural da Cátedra “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade”, atribuída pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) ao Politécnico de Leiria, cujo titular é o Professor Coordenador João Bonifácio Serra. A cerimónia teve início com a intervenção de João dos Santos, diretor da ESAD.CR, seguindo-se a apresentação de Luísa Arroz, coordenadora técnico-científica da Cátedra do Politécnico de Leiria, sobre as linhas de trabalho do projeto.

João Caraça, membro do Conselho Consultivo da Cátedra, proferiu a palestra intitulada “A Arte de usar a Ciência”. João Bonifácio Serra, titular da Cátedra, Rita Brito, secretária executiva da Comissão Nacional da UNESCO, e Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, encerraram a sessão.

Biografias (titular da Cátedra: João Serra | palestrante: João Caraça)

O Conselho Consultivo é composto por João Caraça, professor de Física Nuclear e de Economia e Gestão da Ciência; Maria Fernanda Rollo, professora e investigadora de História e ex-secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Fernando Tinta Ferreira, presidente da Câmara das Caldas da Rainha; Raquel Henriques da Silva, professora e investigadora de História de Arte; Carlos Martins, gestor cultural; Emídio Ferreira, professor e investigador de História de Arte; Madalena Victorino, coreógrafa e curadora; Inês Moreira, professora e curadora e Ana Umbelino, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras.

fotos_pos_catedra1_6_12_2018

Cátedra Unesco

Lançado em 1992, o Programa de Cátedras Unesco promove a cooperação e partilha entre instituições de ensino superior e investigação a nível internacional, com o propósito de reforçar as competências institucionais em áreas prioritárias definidas no âmbito das competências da Unesco: educação, ciências naturais e sociais, cultura e comunicação.

O objetivo das Cátedras Unesco é estimular a articulação entre centros académicos e de investigação, instituições sociais e a comunidade, de modo a identificar propostas inovadoras que enriqueçam a atividade e perspetivas de ambas. Um domínio de particular atenção da rede das cátedras Unesco tem sido o das políticas públicas. A Cátedra, que a partir de agora terá a sua sede na Escola de Artes e Design de Caldas da Rainha, desenvolverá investigação e formação em gestão e políticas urbanas das artes e da cultura. Essa atividade será desenvolvida em colaboração com diversas organizações portuguesas e estrangeiras, com destaque para municípios da região e para universidades da América Latina e da África de língua portuguesa que já manifestaram apoio ao projeto.

Biografias

Titular da Cátedra: João B. Serra

João Bonifácio Serra

Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Leiria, João Bonifácio Serra tem uma longa carreira docente no ensino secundário e superior. Leciona História da Cerâmica, Estudos Urbanos e Gestão Cultural na Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) das Caldas da Rainha.

Além de historiador, é autor de diversos estudos sobre temas de História Política Portuguesa dos séculos XIX e XX. Integra a equipa de investigadores encarregada de elaborar a História do Parlamento Português.

Foi coordenador científico e cultural da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça e integrou a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República.

Foi programador e Presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

Foi assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio.

Tem participado em projetos de planeamento e intervenção cultural em municípios como Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Peniche.

Palestrante: João Caraça

joao_carracaDoutorado em Física Nuclear (Oxford) e Agregado em Física (Lisboa),  João Caraça é Consultor do Conselho de Administração da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi Director da Delegação em França da Fundação desde 2012 até 2016 e anteriormente Director do Serviço de Ciência da Fundação desde 1988. Foi membro do Conselho Directivo do EIT-Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia de 2008 a 2012. Integra o Comité de Direcção do Forum Europeu de Filantropia e Ciência. É, desde 2017, Presidente do Conselho Geral da Universidade de Coimbra.

Professor catedrático convidado do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa coordenou, entre outras funções, o Mestrado em Economia e Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação (1990-2003).

Foi Consultor para a Ciência do Presidente da República de 1996 a 2006 e é autor de mais de duas centenas de trabalhos científicos.

Os seus interesses centram-se nas áreas das políticas de ciência e de inovação, da prospectiva e da história do pensamento e da cultura.

Publicou Do Saber ao Fazer: Porquê Organizar a Ciência (1993), Ciência (1997), Science et Communication (1999), Entre a Ciência e a Consciência (2002) e À Procura do Portugal Moderno (2003). Participou na redação de Limites à Competição (1994) e de A Nova Primavera do Político (2007) e na organização de O Futuro Tecnológico (1999), de Ideias Perigosas para Portugal (2010), de Aftermath: The Cultures of the Economic Crisis (2012), de Power, Leadership and Complexity (2015), de Europe’s Crises (2018) e de Leituras para um século (2018).