CCISP e Macau celebram protocolo que permite o ingresso de estudantes nos Politécnicos Portugueses

protocolo_ccisp_macau_site1_21_9_2017
O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) formalizou um protocolo de cooperação com o  Gabinete de Apoio ao Ensino Superior (GAES) da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM). O acordo, assinado no dia 21 de setembro, no Politécnico de Leiria, prevê que os estudantes macaenses possam ingressar nos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico afiliados do CCISP através dos resultados do exame unificado de acesso às Instituições do Ensino Superior de Macau.

O acordo estabelece que o GAES disponibilize os resultados dos exames unificados de acesso ao Ensino Superior e emita os devidos comprovativos de realização de exame dos estudantes que pretendam ingressar numa instituição portuguesa de ensino superior politécnico. Ao CCISP compete divulgar os resultados dos exames aos seus afiliados, selecionar os candidatos e notificá-los sobre os resultados das suas candidaturas.

protocolo_CCISP_Macau_site_21_9_2017

A cerimónia contou com a presença de Nuno Mangas, presidente do CCISP e do Politécnico de Leiria, dos representantes de várias instituições politécnicas portuguesas, e de uma comitiva do GAES da Região Administrativa Especial de Macau, presidida por Sou Chio Fai, e composta por dirigentes das Instituições de Ensino Superior de Macau.

Fotografias do evento

Nuno Mangas, presidente do CCISP e presidente do Politécnico de Leiria, refere que «Este é um passo de consolidação do que tem sido uma relação de parceria com as instituições de ensino superior de Macau, e que propicia a vinda de mais estudantes, além de ser importante para Portugal, pois na prática estamos a promover o ingresso de mais estudantes no nosso ensino superior», destacando ainda que «Portugal tem tido um papel de charneira entre a China e Macau, sobretudo nas relações económicas e sociais entre os dois países. Esta nova parceria protocolar não é só uma oportunidade para as instituições politécnicas portuguesas, mas também para o País, pois vai muito para além da formação».

Sou Chio Fai, coordenador do GAES da Região Administrativa Especial de Macau, realça a consolidação da relação de cooperação com as instituições de Portugal, o que permitirá criar mais ações entre Macau e Portugal. «Os estudantes macaenses têm mais oportunidades de formação no futuro e mais opções, porque a partir de agora podem formar-se em Portugal ao nível do Ensino Superior»

O secretário para os Assuntos Sociais e Culturais de Macau, Alexis Tam, evidenciou o longo percurso histórico do seu país com Portugal, e encorajou os jovens estudantes presentes no Instituto Politécnico de Macau a aproveitar as oportunidades académicas. «Acredito que não é fácil aprender uma nova língua, sobretudo a portuguesa, mas é um sacrifício que vale a pena, porque Macau precisa de vocês: pessoas bilingues, pessoas qualificadas. Portugal é um país bilíngue, o sítio ideal para estudar.»

21 de setembro| 9h30 | Biblioteca José Saramago (campus 2 do Politécnico de Leiria), Leiria