Politécnico de Leiria promove Conferência Internacional: Research on Sustainable and Intelligent Manufacturing

Nos dias 4 e 5 de junho, o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentável do Produto do Politécnico de Leiria (CDRSP), dinamizou uma conferência internacional online, sob o tema “Research on Sustainable and Intelligent Manufacturing” (RESIM), que irá reunir cientistas de todo o mundo. A iniciativa resultou da reorganização do evento, motivada pelos constrangimentos criados pela pandemia da COVID-19, que teria lugar em Espanha, na cidade de Barcelona, e que esteve a cargo da equipa de especialistas informáticos do CDRSP, responsável por recriar em ambiente virtual todos os aspectos planeados na versão original.

Durante a conferência, cuja sessão de abertura poi presidida por Rui Pedrosa, presidente do Politécnica de Leiria, foram dados a conhecer alguns dos trabalhos pioneiros realizados no CDRSP, a maioria dos quais realizados em parceria com a indústria local. Artur Mateus, vice-diretor do CDRSP e professor do departamento de Engenharia Mecânica do Politécnico de Leiria, apresentou o estado atual do projeto “Add.Additive”, financiado pela Agência de Inovação de Portugal, que envolve mais de 40 parceiros industriais. Entre os países representados estão Brasil, França, Portugal, Espanha, Reino Unido e Egito. 

MAIS INFORMAÇÕES

 

Geoffrey Mitchell, vice-diretor do CDRSP e líder da equipa de organização do RESIM, afirma que «participar em conferências internacionais é fundamental para a disseminação e desenvolvimento do conhecimento científico. Conhecer outros cientistas de todo o mundo e compartilhar ideias e ambições é um elemento essencial para isso. Estamos satisfeitos que, mesmo em tempos difíceis, de distanciamento social, temos a possibilidade de poder encontrar os nossos pares de outros centros e universidades de pesquisa europeus e internacionais». Mitchell garante ainda que «estamos a trabalhar arduamente para replicar as oportunidades de rede que existem numa conferência física, mas online».

A edição de 2020 da “Research on Sustainable and Intelligent Manufacturing” foi ao encontro das declarações do ministro dos Negócios Estrangeiros português, Augusto Santos Silva, que descreveu o caminho a seguir numa audiência da comissão para a economia e a inovação, dizendo: «O primeiro eixo (desta estratégia) é que Portugal quer estar na linha da frente da reindustrialização da Europa e quer pôr ao serviço da Europa as suas enormes capacidades em matéria industrial».