MOLDA regressa com exposições da ESAD.CR

molda_img_site_26_10_2016

A bienal de cerâmica contemporânea – MOLDA 2016, organizada pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria, regressa no mês de outubro com novas e interessantes exposições. A bienal MOLDA integra-se no programa Caldas da Rainha Cidade Cerâmica, e prolonga-se até ao início do mês de dezembro, com a realização de mais de 30 eventos.

“Animais na Cerâmica Caldense” é o tema da exposição que inaugura no dia 28 de outubro, às 18h30, no Museu da Cerâmica, com mais de 100 peças dos mais importantes autores nacionais. Muitas das obras apresentadas representam animais, um dos elementos mais comuns da cerâmica artística e decorativa caldense. Trata-se de uma coleção de João Maria Ferreira e tem a curadoria de Margarida Elias. No mesmo dia, no Centro de Artes, é inaugurada às 19h00 a exposição “Molde”, uma coleção de cerâmica industrial da Molde Faianças, com curadoria de Carla Lobo.

A ESAD.CR expõe os trabalhos do curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro, com inauguração marcada para o dia 29 de outubro às 18h00, na Casa dos Barcos. A curadoria pertence ao professor Fernando Carradas, e a mostra apresenta e divulga as práticas pedagógicas e os resultados obtidos em cada uma das unidades curriculares do curso, e projetos relevantes neste domínio. Ainda no sábado, às 19h00, o Museu José Malhoa estreia a exposição “Primeira Escolha”, uma coleção de design contemporâneo em cerâmica, com curadoria de Fernando Brízio. Esta exibição mostra uma relevante coleção internacional nas Caldas da Rainha, com peças dos mais importantes designers contemporâneos, tais como Hella Jongerius, Konstantin Grcic, Miguel Vieira Baptista, Maxim Velcovsky, Marco Sousa Santos, Unfold, Álvaro Siza Vieira, entre outros.

Ao nível da intervenção urbana, a exposição “Empenas” está patente na Praça da República a partir das 17h00, do dia 29 de outubro, e apresenta um projeto de revestimento azulejar de fachada para duas empenas de edifícios da Praça da República, conhecida por Praça da Fruta. Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do curso de Design de Produto – Cerâmica e Vidro da ESAD.CR, para uma zona da cidade que se encontra num processo de regeneração urbana.

O programa completo da Molda é da responsabilidade da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, desenvolvido em parceria com várias entidades, e conta com João Bonifácio Serra como comissário.