IMG_4988_site

Politécnico de Leiria lidera consórcio para criação de universidade europeia

Em conjunto com sete instituições de ensino superior de seis países europeus, o Politécnico de Leiria apresentou no dia 12 de fevereiro de 2020, na Representação de Portugal junto da União Europeia, em Bruxelas, a nova Rede de Universidades Europeias. O Politécnico de Leiria irá liderar um projeto, inserido no programa ERASMUS+, que contribuirá para estabelecer o consórcio Regional University Network – European University (RUN-EU) constituído pelos seguintes membros fundadores: Politécnico de Leiria (Portugal), Politécnico de Cávado e do Ave (Portugal), Limerick Institute of Technology (Irlanda), Athlone Institute of Technology (Irlanda), Széchenyi István University (SZE) (Hungria), Häme University of Applied Sciences HAMK (Finlândia), NHL Stenden University of Applied Sciences (Holanda), e pela FH Vorarlberg University of Applied Sciences (Áustria).

Na cerimónia de lançamento, que contou com a participação de cerca de 70 representantes das oito Instituições de Ensino Superior (IES), foi assinado o acordo de missão que irá reger a criação do consórcio e estabelecer as linhas de ação. O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, juntamente com o embaixador Pedro Lourtie, representante permanente Adjunto de Portugal na União Europeia, membros diplomáticos da Irlanda, Hungria, Finlândia, Holanda e Áustria, e alguns representantes do Parlamento Europeu marcaram presença no evento, e tiveram oportunidade de conhecer a visão dos estudantes das IES para criação da nova universidade europeia.

Álbum de Fotografias

Para o presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, esta aliança «permitirá melhorar a competitividade nacional e internacional das regiões associadas, complementando o capital já existente com a retenção e atração de jovens talentos, corrigindo assim a trajetória desfavorável do desenvolvimento nas regiões periféricas europeias».

A rede RUN-EU visa a concretização de programas formativos que contemplem a promoção de competências futuras e avançadas para a transformação social nas regiões da União Europeia. Colaborativamente, as Instituições envolvidas vão desenvolver um leque diversificado de ações de ensino e aprendizagem, disponibilizando aos estudantes diferentes programas internacionais (curta duração e e-learning), sendo igualmente implementados projetos de cooperação internacional no âmbito da investigação e desenvolvimento. No futuro, os estudantes terão ainda a oportunidade de obter duplas/múltiplas titulações europeias no âmbito de programas conjuntos de formação.

A missão da RUN-EU passa, ainda, pela promoção do desenvolvimento económico, social, cultural e sustentável dos territórios abrangidas pela rede, fornecendo as competências necessárias para que estudantes, investigadores e agentes regionais possam enfrentar com sucesso os desafios do futuro. Este novo consórcio assume-se enquanto agente dinamizador da transformação social das regiões, promovendo a cidadania ativa e liderando a criação de uma nova aliança inter-regional multinacional (Zona Europeia de Desenvolvimento Inter-regional).

MAIS INFORMAÇÕES