Dia Aberto do Aquatropolis analisa o papel da aquacultura e da biotecnologia azul na sustentabilidade do planeta

Aquatropolis_S_Leandro_siteNo dia 25 de maio, o consórcio Aquatropolis convidou a comunidade para um dia de portas abertas, que decorreu no Centro de Investigação e Empreendedorismo (CIEMar), em Ílhavo. Sérgio Leandro, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE) do Politécnico de Leiria, apresentou um balanço dos resultados do projeto Aquatropolis, bem como um ponto de situação dos progressos da Aquatropolis Academy. O docente do Politécnico de Leiria abordou a aquacultura e a biotecnologia azul no contexto da Economia Circular.

O “Aquatropolis Open Day”, iniciativa aberta à comunidade, refletiu sobre a quarta revolução industrial e o papel do setor aquícola e das biotecnologias azuis enquanto promotoras da descarbonização do Planeta. O Dia de Portas Abertas enquadra-se na campanha da Comissão Europeia “Europe in My Region”, para que os cidadãos de toda a Europa conheçam projetos europeus perto de si – o projeto Aquatropolis e foi um dos dez projetos selecionados pelo programa Compete 2020 para representar Portugal na campanha.

Programa

As atividades tiveram início nas instalações da Alga Plus às 10h00, com uma ação de sensibilização no âmbito das aquaculturas inteligentes e sustentáveis, junto de estudantes do ensino secundário e superior, que poderam visitar uma produção aquícola e aprender sobre a importância dos processos de transformação digital num paradigma de produção de carbono negativo, e prosseguiu à tarde, no CIEMar, com as sessões de esclarecimento “A Aquacultura e as Biorefinarias no contexto da Economia Circular”, e “O projeto Aquatropolis e a Indústria 4.0”, que contam com a participação de Sérgio Leandro, investigador do MARE.

 


Aquatropolis

O projeto Aquatropolis – Intelligent Management System for Sustainable Aquacultures foi a primeira iniciativa europeia a enquadrar o desenvolvimento sustentável do setor aquícola europeu no contexto do advento da Indústria 4.0, assumindo o compromisso de informar e sensibilizar a sociedade para a importância da transformação digital do setor aquícola. Aquatropolis resulta de um consórcio formado pela Compta, a ALGAplus, a Domatica, o Politécnico de Leiria, através das Escolas Superiores de Turismo e Tecnologia do Mar e de Tecnologia e Gestão, o Instituto Politécnico de Tomar, e o Tagus Valley. O  consórcio foi apoiado pelo Compete 2020, no âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Copromoção, com um Investimento elegível de 1.668 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 1.233 mil euros.