Comitiva guineense prepara relatório para a Conferência Nacional da Guiné-Bissau

ContentPrin

 

O Politécnico de Leiria encontra-se a receber o seminário de discussão da Comissão Organizadora para a Conferência Nacional (COCN) para a promoção do processo de paz e reconciliação na Guiné-Bissau. Entre 14 e 18 de janeiro, a comitiva, composta por seis representantes de diferentes organizações e entidades governamentais da Guiné-Bissau e pelo IPAV – Instituto Padre António Vieira, tem como objetivo preparar um relatório que apontará os cenários de reconciliação que deverão ser discutidos na Conferência Nacional da Guiné-Bissau, que se realiza no próximo mês de maio.

Para a elaboração deste relatório, a COCN auscultou cerca de três mil guineenses, e agora o trabalho passa por três fases: refletir e descortinar as causas dos conflitos de diferentes naturezas; verificar o impacto das consequências da crise (políticas, sociais, culturais, económicas, entre outras); e, refletir sobre os mecanismos de prevenção e resolução dessas crises cíclicas.

A COCN pretende retratar da forma mais fiel possível em formato de relatório as respostas dos guineenses, que reflita o modelo e os mecanismos estratégicos de implementação para a paz e reconciliação para propor na Conferência Nacional da Guiné-Bissau. Ao longo dos anos, esta Comissão tem contado com o apoio técnico e financeiro das Nações Unidas, e desde 2014 obteve o apoio financeiro de 500 mil dólares do Governo de Timor-Leste.

A Comitiva da Guiné-Bissau conta com o apoio logístico e material do Politécnico de Leiria, com a experiência do IPAV em questões de processos de diálogo político e construtivo, e ainda da Universidade Católica do Porto, na reflexão sobre diferentes modelos de reconciliação. Esta visita a Portugal e ao Politécnico de Leiria, bem como todo o processo de finalização do relatório, contou com o apoio financeiro da Fundação Calouste Gulbenkian. A Comissão espera até dia 18 de janeiro terminar a versão técnica e metodologicamente revista do relatório para passar à fase seguinte, de aprovação do documento pela restante comissão e parceiros.

Na próxima Conferência Nacional espera-se que os guineenses tomem algumas decisões importantes, que poderão mudar o rumo dos acontecimentos na Guiné, nas áreas base para o estabelecimento de uma paz, para a construção de uma cidadania a favor da reconciliação onde os males do passado possam servir de lição. Propõe-se a criação de uma sociedade mais positiva, harmoniosa, mais tolerante e que defenda os valores da paz.