Politécnico de Leiria celebra a Matemática e a Inteligência Artificial

premio_pedro_matos_11_7_2019

No dia 12 de julho, a partir das 9h00, realiza-se o 12.º encontro do Mat-Oeste, que se realiza e que junta professores de todos os níveis e o público interessado na temática para divulgar, discutir, partilhar experiências e competências nas diferentes vertentes na Matemática, para a promover na região. Às 12h00 são entregues os prémios da 11.ª edição do concurso nacional de Matemática Prémio Pedro Matos, que distingue a criatividade e o interesse pela Matemática e suas aplicações, e se destina a jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário.

Dedicado ao tema “Matemática e inteligência artificial”, nesta edição o Prémio Pedro Matos desafiou os estudantes e seus professores a refletirem sobre os contributos da matemática nas várias aplicações da inteligência artificial. O concurso pretendeu abordar especificamente os contributos e desafios matemáticos que suportam as tarefas da inteligência artificial, por exemplo na área dos algoritmos e heurísticas, robótica e automação, lógica e sistemas de apoio à decisão, jogos digitais e visão computacional, otimização e condução autónoma de veículos, ética, educação e ensino de Matemática.

Promovido anualmente pelo Politécnico de Leiria, o Prémio Pedro Matos conta com duas categorias: Prémio Pedro Matos Júnior, para alunos do 3.º ciclo do ensino básico, e Prémio Pedro Matos, para jovens do secundário, que concorrem em grupos. Os prémios atribuem um prémio de 500 euros ao vencedor de cada categoria, 300 euros ao segundo lugar, e 200 euros ao terceiro. Também os professores orientadores dos grupos vencedores, assim como as escolas de origem dos estudantes vencedores do 1.º prémio recebem distinções, por fomentarem o interesse da Matemática junto das gerações mais jovens.

O Mat-Oeste é uma iniciativa do Departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Leiria que pretende promover a Matemática na região e contribuir para a formação dos professores de todos os níveis.