Estudantes da ESAD.CR conquistam Prémio de Design da ROCA

Estudantes da ESAD.CR vencem prémio de Design da ROCA

Estudantes da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) do Politécnico de Leiria venceram o concurso nacional de “Design Express da Roca”. A 1.ª edição do “Roca One Day Design Challenge” em Portugal recebeu 164 estudantes de arquitetura e design de todo o país, desafiados a reinventar um lavatório convencional, com especial atenção a elementos como a funcionalidade, eficiência ou originalidade, em apenas 8 horas. André Silva, José Almeida e Pedro Costa, estudantes do 2.º ano da licenciatura em Design Industrial da ESAD.CR conquistaram o 1.º prémio, no valor de 1.500 euros, com o projeto “BASIN BALL”.

164 estudantes de 15 instituições, que se organizaram em 57 grupos, competiram para apresentar os melhores projetos. Os trabalhos foram avaliados pelo júri, composto pelo arquiteto José Mateus, os designers João Bessa e Paulo Parra, pelo presidente da Associação Portuguesa de Designers, Nuno Sá Leal, e Xavier Torras, diretor de comunicação da Roca.

BASIN BALL

“BASIN BALL”, é um novo lavatório que possibilita não só lavar as mãos, mas também os pés, de um modo atrativo e único. Com a forma de uma esfera, recebe a água de uma torneira exterior, colocada no topo, permitindo lavar as mãos. Toda a água que corre sobre a esfera cai como uma cascata numa peça com um ralo, situada a uma cota inferior, possibilitando, adicionalmente, a lavagem dos pés. O lavatório pode ainda funcionar como contentor, acionando uma válvula click que revela o espaço dedicado e impede o fluxo da água.