Estudantes do IPLeiria fabricam carro de Fórmula 1

Um grupo de estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Politécnico de Leiria desenvolveu um carro do tipo Fórmula 1, avaliado entre 50 e 60 mil euros, que vai competir com protótipos de 130 equipas internacionais. A equipa FSIPLeiria partiu para Inglaterra para participar na mais reconhecida competição estudantil de todo o Mundo: a Fórmula Student.

Na sessão que assinalou a partida da equipa de estudantes, na Biblioteca José Saramago, em Leiria, vários convidados mostraram o apoio e satisfação pelo projeto concretizado. Pedro Martinho, diretor da ESTG, agradeceu a disponibilidade de todos os estudantes, destacando a excelente classificação obtida na edição de 2014, na qual a mesma equipa participou na classe de projeto.

A FSIPLeiria é composta por uma equipa multidisciplinar, constituída por 22 estudantes, das licenciaturas em Contabilidade e Finanças, Engenharia Automóvel, Engenharia Eletrotécnica, Engenharia Informática, Engenharia Mecânica, Gestão, e Marketing, da ESTG/IPLeiria. A equipa divide-se pelas áreas de direção, comunicação, informática, eletrónica, powertrain dinâmica, chassis, e logística do projeto.

Durante mais de um ano, a equipa, desenvolveu, de raiz, um protótipo automóvel que dependeu do apoio de 57 patrocinadores, nacionais e internacionais. Depois de sair do papel, o protótipo, feito, no exterior, de fibra de carbono, tem 90 cavalos de potência, cerca de 120 quilos, motor suzuki de quatro cilindradas e um «comportamento dinâmico ímpar graças à sua suspensão, chassis e aerodinâmica exclusivos». A viatura está a postos para ‘acelerar’ no circuito de Silverstone, prova que decorre no dia 9 de julho, em Inglaterra. Após a realização desta prova seguir-se-á a participação da equipa FSIPLeiria na prova Formula Student no circuito de Hockenheim, na Alemanha, entre os dias 28 de julho e 2 de agosto.

A Formula Student, considerada por muitos como a Fórmula 1 dos estudantes, é hoje uma referência internacional de relevo no setor automóvel, em que vários antigos participantes neste desafio ocupam agora altos cargos em equipas e empresas relacionadas com a competição automóvel, especialmente na Fórmula 1.

»   Mais Informações

formula_student formula_student_1 equipa_FSIPLeiria equipa_FSIPLeiria_2 equipa_FSIPLeiria_1 apresentacao_formula_student_2 apresentacao_formula_student_1 equipa_FSIPLeiria_4