foto_tubaroes_site_25_7_2019Investigação conclui que habitat dos tubarões no oceano está ameaçado pela pesca

Cerca de quarto dos refúgios dos tubarões oceânicos situa-se em zonas de pesca ativas, o que constitui uma ameaça eminente para estes icónicos predadores do Oceano. Esta descoberta confirma a urgência de reunir esforços de conservação para proteger os tubarões pelágicos, que se encontram em declínio evidente.

“Global spatial risk assessment of sharks under the footprint of fisheries” é o título do artigo realizado em coautoria com André S. Afonso, investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE do Politécnico de Leiria, publicado na prestigiada revista internacional Nature. Entre outros projetos, André tem conduzido investigação nas áreas da ecologia e conservação de tubarões e do meio marinho, tendo desenvolvido uma grande parte do seu trabalho no nordeste brasileiro.

O estudo, liderado pela The Marine Biological Association, comparou dados de movimento de quase 2.000 tubarões rastreados com tags de transmissores por satélite, que permitiram mapear as respetivas posições e revelar os hotspots usados com um nível de detalhes sem precedentes. Os resultados foram obtidos a partir da colaboração de uma equipa internacional, que envolveu mais de 150 cientistas de 26 países, entre os quais 4 investigadores do MARE.

André Afonso alerta que o «Este trabalho é extremamente importante devido à escala global em que foi conduzido e à implicação dos resultados obtidos para a conservação dos recursos oceânicos. O estudo estima que 24% da área dinâmica utilizada por tubarões pelágicos em cada mês coincida com áreas onde decorre pesca industrial com palangre, o que indica uma exposição bastante elevada destas espécies já de si vulneráveis à pressão pesqueira. Os tubarões azul e mako chegam mesmo a atingir 76% e 62% de sobreposição espacial com esses aparelhos de pesca. Perante esta constatação, torna-se urgente implementar medidas de protecção em regiões oceânicas para assegurar a conservação destas importantes populações de predadores marinhos.»

 


Mare – Politécnico de Leiria

Centro de Ciências do Mar e do Ambiente – MARE  é uma unidade de Investigação e Desenvolvimento (I&D) classificada como excelente, na área das Ciências do Mar, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. O polo MARE no Politécnico de Leiria centra a sua investigação nas áreas da Biotecnologia Marinha, Biologia Marinha e Sustentabilidade Recursos Alimentares Marinhos. Associada à forte componente de investigação e desenvolvimento, a interceção destas áreas permite fomentar a inovação e potenciar a transferência de conhecimento para as empresas, característica enraizada no ADN do MARE-IPLeiria. Esta vocação aliada à missão de sensibilizar para a sustentabilidade e comunicar ciência e conhecimento no domínio dos ambientes e recursos marinhos, permite criar as pontes do Mar para a Sociedade.