Politécnico de Leiria integra rede regional de Competências Digitais promovida pelo Governo

_MG_1430_MG_1472

O Estado Português apresentou oficialmente a “Parceria Competências Digitais +” numa sessão que se realizou no dia 14 de novembro, na Biblioteca José Saramago do Politécnico de Leiria, pelas 11h00. A cerimónia foi presidida pelo primeiro-ministro, António Costa, e contou com a presença de Manuel Heitor, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, e de José Vieira da Silva, ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.

No âmbito da criação e promoção do programa “Redes Regionais de Especialização e Formação”, o presidente do Conselho Diretivo do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) formalizaram o acordo “Parceria Competências Digitais +”.  Este protocolo de cooperação promove a formação em tecnologias da informação e reconversão profissional destinada a desempregados com formação de nível superior a concretizar em diferentes regiões, sendo uma das ações contempladas na política pública nacional dedicada ao reforço de competências digitais associado à iniciativa INCoDe.2030.

Manuel Heitor destacou a importância do «desenvolvimento de novas competências, sobretudo em aspetos de transformação digital e a reorientação de competências, e também a especialização e aprofundamento de competências».

Recordando a importância deste dia para as instituições de ensino superior politécnicas, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, sublinhou que «este é o reconhecimento da sua importância e competência, mas também uma demonstração da capacidade de resposta das nossas instituições que aqui, e uma vez mais, afirmam a sua relevância incontornável na formação para as profissões, não só do presente, mas também para as profissões do futuro, onde as estratégias de requalificação são muito importantes.»

A parceria pretende qualificar 1.500 formandos para os desafios impostos pelo atual paradigma digital, tendo para o efeito um financiamento global de 3,5 milhões de euros disponível até final de 2019. Os conteúdos formativos são estruturados pelos Politécnicos em conjunto com as empresas de referência envolvidas, tendo em vista uma resposta adequada às necessidades do mercado de emprego regional.

Colaboração reforçada com as empresas da Região

No contexto do programa “Redes Regionais de Especialização e Formação”, foi celebrado um acordo de colaboração com a Associação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI) que visa reforçar a parceria nas áreas das tecnologias de informação, comunicação e eletrónica (TICE).

A cooperação incidirá na formação e integração de estudantes dos cursos dos vários níveis de ensino ministrados no Politécnico de Leiria, bem como noutros programas de formação específicos nas áreas TICE, nomeadamente o acolhimento de estudantes em estágios e formação em contexto de trabalho, bem como o suporte a projetos I&D realizados por estudantes em formação no Politécnico de Leiria.