Seminário – Regulamento Geral de Proteção de Dados: uma visão para o Ensino Superior

ContentSite (00D)O Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) é aplicável a partir de 25.05.2018, substituindo a atual diretiva e Lei de proteção de dados pessoais. Este novo Regulamento é aplicável a qualquer tipo de organização que lide com dados pessoais.

As instituições devem conhecer o novo quadro legal e estar preparadas para cumprir as novas regras e obrigações.

Neste contexto, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e o Politécnico de Leiria organizam um seminário dedicado a este tema em que, para além de uma perspetiva geral, será dado enfoque à implementação do RGPD nas instituições de ensino superior.

Local do Seminário: Auditório 1 – Edifício B / Escola Superior de Tecnologia e Gestão, Leiria (Campus 2 – Politécnico de Leiria)

Participação gratuita sujeita a inscrição aqui até 13.04.2018.

09h45-10h00 | Receção aos participantes (momento social / networking)

10h00-10h30 | Sessão de Abertura

Maria Fernanda Rollo, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Nuno Mangas, Presidente do CCISP

10h30-12h30 | 1º Painel

Mário Antunes, Politécnico de Leiria – Desafios da cibersegurança

Domingos Farinho, FDUL – O Regulamento Geral de Proteção de Dados

Moderadora: Joana Santos, Politécnico de Viana do Castelo

12h30-14h00 | Almoço

14h00-14h30 | Keynote Speaker: Marlon Domingus, EUR – “Privacy by Design in Research – DPIA”

14h30-16h00 | 2º Painel

Daniel Francisco – Práticas de Proteção de dados na Administração Pública

Artur Martins, Layer8 – RGPD na prática: Como elaborar um Plano de Ação

Moderador: Jorge Barros Mendes, Politécnico de Leiria

16h00-16h30 | Reflexão RGPD no Ensino Superior

Filipa Calvão, Presidente da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD)

Moderador: Pedro Dominguinhos, Vice-Presidente do CCISP

16h30-16h45 | Encerramento – Pedro Dominguinhos, Vice-Presidente CCISP

16h45-17h00 | Convívio (momento social / networking)

Destinatários: Ensino superior, administração pública, dirigentes, comunidade académica, estudantes, professores, investigadores, técnicos.

Mais informações/contacto: eventos.dsrh@ipleiria.pt