Politécnico de Leiria e Centro Hospitalar de Leiria recebem financiamento para prevenção e tratamento das lesões da cartilagem 

O Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Portugal 2020 aprovou o projeto de investigação conjunto do Politécnico de Leiria e do Centro Hospitalar de Leiria para a prevenção e tratamento de lesões da cartilagem/degeneração articular. Com forte componente tecnológica, com engenharia aplicada à saúde, o ‘2Bio4Cartilage’ envolve os serviços de Ortopedia 1 e 2 e o Centro de Investigação do Centro Hospitalar de Leiria (CI/CHL) e o Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto do Politécnico de Leiria (CDRSP), num total de nove investigadores, que assumem a missão de desenvolver métodos para tratar e prevenir a osteoartrite, um problema com grande relevância.

O projeto contempla um programa de intervenção integrado para prevenção e tratamento de lesões da cartilagem e uma abordagem multidisciplinar ao problema da degeneração articular, e é composto por um programa de exercício físico para redução da dor e aumento da independência funcional dos doentes, e a otimização da engenharia de biomateriais e bioprocessos para próteses articulares mais adequadas. O ‘2Bio4Cartilage’ tem ainda como objetivo geral a sensibilização do público para o problema da degeneração articular.

Pedro Morouço, investigador do CDRsp que lidera o projeto na área da engenharia, explica a emergência de projetos como o ‘2Bio4Cartilage’: «As doenças relacionadas com a cartilagem estão na lista de principais preocupações da OMS, assumindo-se a prevenção da degeneração da cartilagem articular como uma importante questão de saúde para a qual existem poucas soluções eficazes. Para esta condição, que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, contribuem fatores como o envelhecimento, a obesidade, deficiências nutricionais e a inatividade física, problemas primários para a sociedade Portuguesa, e que estão diretamente associados a grande número de doenças reumáticas. É obrigatório ter perspetivas e abordagens de intervenção integrada multidisciplinares, e é por isso que o ‘2Bio4cartilage’ envolve as dimensões de prevenção e tratamento».

João Morais, coordenador do CHL, destaca que no total «são cinco os projetos em consórcio com o Politécnico de Leiria aprovados, estando ainda em apreciação projetos conjuntos com outras entidades, um passo importante para a afirmação do CHL como entidade não empresarial do sistema de I&D». «Este estatuto permite-nos desenvolver investigação focada nas necessidades da nossa população, com impacto direto a nível regional e nos nossos utentes», explica.

A osteoartrite é uma condição crónica que afeta mais de 250 milhões de pessoas em todo o mundo, e tem um impacto significativo nos cuidados de saúde e na sociedade. Segundo o estudo Global Burden of Disease, da Organização Mundial da Saúde, a osteoartrite do joelho é a 11.ª principal causa de deficiência e mostra uma tendência crescente. A osteoartrite pode danificar qualquer articulação no corpo humano, e é mais comum nas articulações da anca, joelhos, mãos e coluna vertebral. Todos os anos mais de 50 milhões de pessoas recorrem ao médico por causa de dor nas articulações, metade deles com problemas ao nível da cartilagem articular.

O projeto liderado pelo Politécnico de Leiria arranca já em setembro, envolvendo, além do CHL, os Politécnicos de Coimbra e Santarém. Terá a duração de 18 meses e financiamento do Portugal 2020 na ordem dos 150 mil euros.