Pedro Morouço vence concurso da associação americana American Journal Experts

O investigador do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) – Politécnico de Leiria, Pedro Morouço, venceu a primeira edição do concurso da associação americana ‘American Journal Experts‘ (AJE). A menção pretende destacar as boas práticas na elaboração e publicação de trabalhos científicos e académicos.

No desafio lançado Dr.-Pedro-Morouçoos participantes tinham que apresentar uma metodologia e sugestões que considerassem dar resposta às dificuldades que os investigadores encontram quando chega a altura de divulgar os seus resultados. As metodologias apresentadas foram avaliadas por um painel de especialistas da indústria, e tiveram em consideração as estratégias adotadas.

O prémio internacional foi arrebatado por Pedro Morouço pela metodologia que tem adotado nos últimos anos, e que lhe permite transformar linguagem técnico-científica em linguagem que o cidadão comum entende. Resumidamente, a metodologia apresentada assenta na utilização de recursos infográficos para uma melhor clarificação do objetos de estudo, a par da avaliação por investigadores de áreas distintas antes do trabalho ser submetido para publicação.

Pedro Morouço é licenciado e mestre pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade da Beira Interior. É investigador integrado e responsável pelo Grupo de Biofabricação do CDRsp, é coordenador do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens, e do Departamento em Motricidade Humana e Linguagens Artísticas da ESECS-IPLeiria. Pedro Morouço leciona em diversas licenciaturas e mestrados do IPLeiria, e em outubro de 2016 foi nomeado diretor na área de formação da Federação Portuguesa de Natação.