Ricardo Monteiro selecionado para estágio de 6 meses na NASA

Ricardo_estagio_NASA_site19_5_2015_o

Licenciado em Engenharia Eletrotécnica no Politécnico de Leiria em 2010, Ricardo Monteiro foi surpreendido com o facto de ser um dos seis estudantes/investigadores portugueses selecionados para um estágio na National Aeronautics and Space Administration (NASA).

No dia 3 de junho, Ricardo começa uma nova aventura: durante seis meses vai trabalhar com mais 300 estagiários de todo o mundo numa agência do Governo Federal dos Estados Unidos, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias e programas de exploração espacial. O investigador reforça que «Vão ser seis meses de aprendizagem porque alguns dos projectos que irei desenvolver na área da imagem e do vídeo, duas áreas em que tenho trabalhado desde 2010, como investigador no IPLeiria, parceiro do Instituto Nacional de Telecomunicações, podem ser executados no imediato.»

Não deixando as suas origens para trás, Ricardo irá trazer para o Politécnico de Leiria novas oportunidades e novos conhecimentos.

Perfil

Sérgio Faria, Professor e Investigador do Departamento de Engenharia Electrotécnica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), acompanhou o percurso deste estudante desde a sua licenciatura, sendo hoje um dos tutores da sua tese de doutoramento no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE). O «empenhamento», o «conhecimento» e o «domínio» que tem nas áreas da imagem e do vídeo são as características que o professor atribui ao seu aluno, destacando ainda que «Estagiar na NASA é uma oportunidade única na vida. O Ricardo tem de aproveitar esta oportunidade e experiência únicas, porque vai estar entre os melhores do mundo. Por outro lado, é importante que absorva o conhecimento que irá adquirir.»