Docente e investigador do Politécnico de Leiria distinguido pela sua excelência em investigação
«Este prémio representa o reconhecimento internacional do trabalho de investigação que tenho vindo a desenvolver, e que tem contribuído concretamente para fomentar novas metodologias de trabalho e para a criação de novas parcerias internacionais, que permitem novos avanços no conhecimento científico na área da biomecânica», são as palavras que Pedro Morouço partilha em modo de satisfação pela sua conquista do prémio.
Quem é Pedro Morouço?
Começou por licenciar-se e tirar mestrado na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e posteriormente tornou-se doutorado pela Universidade da Beira Interior em Ciências do Desporto.
Juntou-se ao Politécnico de Leiria e neste momento é responsável e também investigador do Grupo de Biofabricação do Centro para o Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto (CDRsp), coordenador do mestrado em Desporto e Saúde para Crianças e Jovens e do Departamento em Motricidade Humana e Linguagens Artísticas, sendo ainda professor em várias licenciaturas e mestrados.
Em outubro de 2016 foi nomeado diretor na área de formação da Federação Portuguesa de Natação.
De modo a nunca deixar as suas principais áreas de interesse em investigação – otimização do rendimento desportivo e as caraterísticas biofísicas para o movimento humano – coeditou três livros e colaborou em mais de 100 trabalhos divulgados em livros, revistas de renome e conferências internacionais. Com as suas pesquisas em natação de alto nível, em 2014 venceu o prémio “Hans Gros New Investigator Award”.