III Jornadas Pedagógicas

As Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria são um espaço de encontro, partilha e desenvolvimento pessoal dos docentes.

Nesta 3.ª edição promoveu-se a partilha de experiências, discussão e refleção sobre tópicos importantes para a melhoria dos processos e metodologias de ensino-aprendizagem, com vista ao sucesso académico dos estudantes.

As III Jornadas Pedagógicas, que se realizaram nos dias 9 e 10 de julho de 2018, na Escola Superior de Saúde (ESSLei), são uma iniciativa conjunta da Presidência do Politécnico de Leiria e dos Conselhos Pedagógicos das suas cinco escolas.

Inscreva-se já! *

* Inscrição exclusiva para a comunidade do Politécnico de Leiria

Programa

09 julho

09h30
Receção dos participantes – Auditório ESSLei

09h45 > 10h00
Sessão de abertura

10h00 > 11h00
Sessão plenária
Moderador: Isabel Pereira

Implementação dos processos de Design Thinking nas práticas pedagógicas
Sofia Martins (IADE-EU e ULHT-Lisboa)

11h00 > 11h30
Intervalo para café

11h30 > 13h30
Partilha de Práticas
Moderador: Carla Lopes (ESTG)

  • Resiliência nos estudantes do ensino superior
    Cristina Queiroz (ESSLei)
  • Encenação de uma aula
    Andrzej Kowalski (ESECS)
  • Da sala de aula para a Vida: ferramentas para o desenvolvimento da criatividade
    Marta Caetano (ESTM)
  • Gerir e inovar no público: uma partilha através da metodologia de projeto
    Filomena Carvalho, Francisco Loureiro e Sónia Pinto (ESTG)
  • Procurando uma história, encontrando um caminho – Criação de ilustração tátil expressiva a partir de técnicas oficinais de impressão
    Nuno Fragata (ESAD.CR)

11h30 > 13h30
Oficina de formação 1
Inovação pedagógica: sala de aula (d)i(n)vertida
Paula Cardoso e Laura Chagas (ESTM)

13h30 > 14h30
Intervalo para almoço

14h30 > 16h30
Partilha de Práticas
Moderador: Rui Leal (ESAD.CR)

  • Ensinar línguas estrangeiras numa turma intercultural
    Romain Gillain (ESECS)
  • Participação dos estudantes em atividades de Investigação: Projeto Mind & Gait
    Mônica Braúna (ESSLei)
  • Aulas práticas de Alojamento em contexto real
    Cátia Malheiros e Ana Filipa Ferreira (ESTM)
  • Project Based Learning aplicado a algumas UCs na Licenciatura em Jogos Digitais e Multimédia
    Eduarda Abrantes e Catarina Cardoso (ESTG)
  • Projeto multidisciplinar em contexto real
    Joana Morais (ESAD.CR)

14h30 > 16h30
Oficina de formação 2
Adeus PowerPoint, Olá Ludus!” *
Sandro Costa (UED)

*Levar computador pessoal com acesso à internet

14h30 > 16h30
Oficina de formação 3
Criação de quizzes online (Socrative)” *
Carina Rodrigues (UED)

*Levar dispositivo móvel com acesso à internet, para além de computador pessoal


10 julho

10h00 > 11h00
Sessão plenária
Moderador: Isabel Pereira (ESECS)

Os axiomas da Comunicação na Educação
Diana Alves (FPCE-Universidade Porto)

11h00 > 11h30
Intervalo para café

11h30 > 13h30
Partilha de Práticas
Moderador: Ana Luísa Pires (ESTM)

  • Interdisciplinaridade/complementaridade nas tecnologias da saúde – uma visão pedagógica suportada pelas neurociências
    Marlene Rosa (ESSLei)
  • Da academia para o ‘mundo’: aprender comunicação com um pé fora da sala
    Catarina Menezes (ESECS)
  • Aprender fazendo: uma experiência pedagógica nas aulas de Bioquímica
    Susana Bernardino (ESTM)
  • Projeto Re-Criar: uma visão para a ação
    Filomena Carvalho (ESTG), Marlene Sousa, Rui Matos e Tânia Santos (ESECS)
  • Ensino e Práticas da Arte da Ilusão do Movimento
    Fernando Galrito (ESAD.CR)

11h30 > 13h30
Oficina de formação 4
Eu cabulo, tu cabulas, ele decora e nós avaliamos…
Isabel Simões Dias e Odília Abreu (ESECS)

13h30 > 14h30
Intervalo para almoço

14h30 > 16h30
Partilha de Práticas
Moderador: Luís Luís (ESSLei)

  • Estratégias pedagógicas em educação alimentar
    Cátia Pontes (ESSLei)
  • Ajudar e aprender… e aprender a ajudar
    Mário Oliveira (ESECS)
  • O novo paradigma da fusão da investigação com o ensino
    Marco Lemos (ESTM)
  • PBL-Aprendizagem colaborativa: caso de estudo no TeSP-DWM
    Micaela Esteves, Rosa Matias e Eugénia Bernardino (ESTG)
  • O design para debate enquanto prática de reflexão disciplinar
    Carla Cardoso (ESAD.CR)

14h30 > 16h30
Oficina de formação 5
Como promover e estruturar a participação e o envolvimento dos estudantes na sala de aula
Marta Fonseca (ESECS)