Noticia_portal

Nos dias 17 e 18 de julho de 2017, no auditório da Escola Superior de Saúde (ESSLei), decorreram as segundas Jornadas Pedagógicas do Politécnico de Leiria, numa iniciativa conjunta dos Conselhos Pedagógicos das cinco escolas da instituição.

Pelo segundo ano consecutivo, os professores do Politécnico de Leiria reuniram durante dois dias para promover a partilha de experiências, e a discussão e reflexão em torno dos processos de ensino-aprendizagem, fomentando a adoção de novas metodologias e o sucesso académico dos seus estudantes.

 

Efetue a sua inscrição aqui (inscrição exclusiva para professores do Politécnico de Leiria).

Listas de inscritos nos workshops

PROGRAMA

17 julho 2017

09:30 | Receção dos participantes – Auditório ESSLei

9h45-10h00 | Sessão de abertura

10h00-11h00 | Sessão plenária “Programar y evaluar por competências”, Joaquín Gairín, Universidade Autónoma de Barcelona

11h00-11h30 | Intervalo para café

11h30-13h30 | Partilha de Práticas

  • “(Inter)ações entre contextos académicos  e profissionais”, Cezarina Maurício (ESECS)
  • “A utilização do Kahoot em sala de aula: um caso de estudo ”, Nuno Veiga (ESTG)
  • “Exercitar a Teoria – a experiência pedagógica de IPP”, Fernando Poeiras (ESAD.CR)
  • “No mar dos números”, Susana Mendes (ESTM)
  • “Ensino da comunicação na formação dos nutricionistas: a utilização de novas abordagens pedagógicas”, Maria João Gregório (ESSLei)

11h30-13h30 | Workshop “Ferramentas Web 2.0 no Ensino de Língua Estrangeira”,  Laura Chagas, Universidade de Lisboa                                                        

13h30-14h30 | Intervalo para almoço

14h30-16h30 | Partilha de Práticas

  • “Gastronomia e vinhos – trabalho pedagógico com cursos tecnológicos”, Edgar Lameiras (ESECS)
  • “ Auto e heteroavaliação nos trabalhos de grupo”, Miguel Frade (ESTG)
  •  “Práticas pedagógicas no desenvolvimento de projetos em parceria”, Carla Lobo (ESAD.CR)
  • “Como é que um futuro gestor turístico-hoteleiro pode gostar de contabilidade?”, Luís Lima Santos (ESTM)
  • “Aplicação do modelo dinâmico de avaliação familiar de Calgary em Enfermagem”, João Manuel Graça Frade (ESSLei)

14h30-16h30 | Workshop “Liderança na comunicação”, Leiria Toastmasters Club                        

 

18 julho 2017

10h00-11h00 | Sessão plenária “Aprendizagem Baseada em Projetos: Criar contextos de aprendizagem significativos”,  José Oliveira, Universidade de Aveiro

11h00-11h30 | Intervalo para café

11h30-13h30 | Partilha de Práticas

  • “As vivências pessoais no processo de ensino-aprendizagem”, Nuno Santos (ESECS)
  • “Disponibilização de conteúdos: necessidade de ajuste às exigências da sociedade atual”, Cidália Macedo (ESTG)
  • “Estratégias pedagógicas no ensino do teatro”, Margarida Tavares (ESAD.CR)
  • “Desenvolvimento de atividades integradas em projetos de investigação, com estudantes de 1º ciclo”, Teresa Mouga (ESTM)
  • “A estatística como elemento de ligação das diferentes Unidades Curriculares”, Sara Dias (ESSLei)

11h30-13h30 | Workshop “Voz para professores”, Débora Franco e Carolina Branco Alves (ESSLei) 

13h30-14h30 | Intervalo para almoço

14h30-16h30 | Partilha de Práticas

  • Se a Prof. ainda não deu a matéria como é que quer eu responda?”, Hélia Pinto (ESECS)
  • “Aprendizagem ativa e cooperativa em contexto de sala de aula: uma prática”, Filomena Carvalho (ESTG)
  • “Observação e empatia: a participação de utilizadores enquanto estratégia pedagógica no ensino do design”, Renato Bispo (ESAD.CR)
  • “Interdisciplinaridade nas aulas de língua estrangeira na animação turística”, Maria Natália Santos e Ana Luísa Pires (ESTM)
  • “Projeto GeronTer: Educação e Ação”, Mônica Braúna Leão (ESSLei)

14h30-16h30 | Workshop “Designer por um dia – como melhorar materiais pedagógicos”, Carina Rodrigues e Joana Mineiro (UED)