BANNER_SITE_1142x500

Politécnico de Leiria associa-se às Jornadas Supera para promover Acessibilidade e Mobilidade para Todos

Organizada com o apoio do Politécnico de Leiria, a 2.ª edição das “Jornadas Supera” – Sociedade Portuguesa de Engenharia de Reabilitação, Tecnologias de Apoio e Acessibilidade decorreu entre os dias 2 e 4 de maio, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), em Leiria.

A secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, realizou a abertura do evento científico, sexta-feira, pelas 10h00.

As jornadas SUPERA são um evento multifacetado e plural, que pretende mostrar o que de melhor se faz na área dos produtos e serviços de apoio a facilitadores da acessibilidade e mobilidade para todos, com especial atenção para as pessoas com necessidades específicas. Durante o evento o público é convidado a experimentar diversas soluções técnicas de acessibilidade, no seu contexto real, além de workshops em diversas áreas, e de uma maratona de desenvolvimento de soluções inclusivas.

O evento arrancou a 2 de maio, com a Expo-SUPERA – Exposição de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade, que deu a conhecer produtos, serviços, projetos académicos e de investigação relacionados com a engenharia de reabilitação, as tecnologias de apoio e a acessibilidade em geral, e que estará patente até dia 4. No âmbito da exposição, o projeto  MeTA – Memória e Mostra Museológica de Tecnologias de Apoio, um trabalho cooperativo de memória e mostra museológica de tecnologias de apoio em Portugal, esteve patente na cantina 3 da ESTG, sendo que a sua apresentação pública aconteceu no dia 2, pelas 14h00. Com entrada livre, a exposição esteve aberta ao público durante três dias.

Os participantes convidados para os diversos workshops que decorreram nos dias 2 e 3, quinta e sexta-feira, sendo que o evento científico tem lugar no dia 3. Durante os dias 3 e 4, sexta e sábado, realizou-se o TOM Leiria – Maratona de Desenvolvimento de Tecnologias de Apoio e Acessibilidade.

A maratona baseia-se na iniciativa Tikkun Olam Makers, onde os desafios de desenvolvimento de produtos de apoio e tecnologias de acessibilidade são lançados por pessoas com deficiência e por pessoas conhecedoras das suas necessidades, que integram as equipas de desenvolvimento (Makers). As soluções são Open Source, e partilhados pela comunidade internacional dos TOM. Os resultados da maratona de Leiria foram apresentados na sexta-feira, pelas 17h00.

 

PROGRAMA E MAIS INFORMAÇÕES: supera.org.pt/jornadas2019