jub_j_serra_site_13_5_2019A última aula de João Serra no Politécnico de Leiria

Professor coordenador do Politécnico de Leiria, João Bonifácio Serra, jubilou-se e deu a sua última aula, intitulada “O tempo das transições” no dia 9 de maio, pelas 15h00, no auditório da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha (ESAD.CR). jub_j_serra1_13_5_2019Além das intervenções de Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, e de João Santos, diretor da ESAD.CR, a cerimónia contou com a participação de Jorge Sampaio, antigo presidente da República e conselheiro de Estado, que teceu rasgados elogios ao contributo de João Serra no mundo das Artes, da Cultura e da Educação.

Rui Pedrosa enfatizou a importância que João Serra representou para o Politécnico de Leiria «para o nosso crescimento enquanto instituição de ensino superior pública, mas também, e transmito-o hoje publicamente, para o meu crescimento pessoal e em funções institucionais, fazem deste ato académico um momento». Acrescentando que é fundamental assinalar a memória do passado «até porque o Professor é historiador, para marcar o presente, mas principalmente projetar o futuro.»

jub_j_serra_site2_13_5_2019Durante a cerimónia, João Santos deu a conhecer o louvor atribuído a este docente da ESAD.CR, que sempre soube colocar a sua sabedoria e altruísmo ao serviço da instituição e da sociedade

Louvor ao Professor João Serra

Visivelmente emocionado, João Serra agradeceu a presença de todos os presentes, deixando um elogio pessoal aos colegas e amigos que, durante mais de 30 anos, trabalharam com ele no Politécnico de Leiria.

O evento terminou com o lançamento do novo livro da autoria do professor João Serra, intitulado “Artista à procura da sua história: Luís Ferreira da Silva”.

 

Álbum de fotografias do evento

 

 


João Serra: Perfil

joao_serra_180_180
João José de Sousa Bonifácio Serra teve uma longa carreira docente no ensino secundário e superior. Na ESAD.CR, a primeira comissão instaladora à qual pertenceu, participou na criação dos cursos de mestrado em Gestão Cultural, de que foi coordenador, e da licenciatura em Programação e Produção Cultural. Além disso, é titular da Cátedra Unesco em Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade atribuída ao Politécnico de Leiria, e Académico Correspondente da Academia Nacional de Belas Artes. Historiador, é autor de diversos estudos sobre temas de história política e social portuguesa dos séculos XIX e XX. Integra a equipa de investigadores encarregada de elaborar uma História do Parlamento Português.

Coordenador científico e cultural da Casa dos Patudos – Museu de Alpiarça, integrou a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República e é membro da Comissão de Conteúdos do Museu Nacional da Resistência e Liberdade de Peniche. João Serra foi ainda programador e presidente da Fundação Cidade de Guimarães, responsável pelo projeto Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura. 

Tem participado em projetos de planeamento e intervenção cultural em municípios como Leiria, Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Torres Vedras e Peniche. Foi assessor e Chefe da Casa Civil do Presidente da República Jorge Sampaio. Atualmente, assume um papel de coordenação da candidatura de Leiria a capital europeia da cultura no âmbito da “rede de cultura 2027”.

João Serra detém diversas condecorações estrangeiras e portuguesas, nomeadamente a Ordem da Liberdade. Recebeu medalhas de mérito municipal em Guimarães e Caldas da Rainha.