Jovens de todo o País no Politécnico de Leiria para descobrir a Indústria e a Região

Já na sexta edição Leiria In − Semana da Indústria, o Politécnico de Leiria voltou a apresentar a vanguarda da tecnologia e o distrito. O Leiria-In proporcionou uma semana inesquecível, repleta de atividades ligadas à robótica, à computação e ao mundo da indústria, em várias áreas. Decorreu entre os dias 8 e 13 de julho na região de Leiria, o programa de atividades contemplou visitas a 19 empresas e indústrias locais e regionais, workshops, atividades culturais, desportivas e o conhecimento transversal da região.

Além dos mais de 50 jovens estudantes, provenientes de 13 distritos, 30 concelhos, e 40 escolas secundárias e profissionais, este ano a iniciativa acolheu participantes além-fronteiras, recebendo pela primeira vez cinco estudantes do ensino secundário oriundos do Equador.

A Semana da Indústria, organizada pelo Politécnico de Leiria e pela revista Fórum Estudante em colaboração com a Câmara Municipal de Leiria, Câmara Municipal da Marinha GrandeAssociação Empresarial da Região de Leiria (NERLEI), Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE) e a Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), pretende destacar a importância da indústria para a economia e desenvolvimento de Portugal, e despertar vocações para as profissões ligadas a estes setores de atividade, junto dos estudantes do ensino secundário e profissional.

Leiria IN dedica o primeiro dia à cultura

As atividades da academia de verão Leiria In começaram oficialmente no dia 8 de julho com a Sessão de Boas-Vindas, que se realizou no Edifício da NERLEI. Ana Sargento, vice-presidente do Politécnico de Leiria, realçou «a procura muito elevada” desta academia por parte de estudantes de todo o país, classificando os presentes como “52 sortudos”». A dirigente acrescentou ainda que atualmente mais de 10% dos estudantes são internacionais, sem dúvida «uma mais-valia, não só para a instituição, como para a região».

Os jovens tiveram oportunidade de conhecer de perto o património histórico e cultural da cidade, com visitas ao Moinho do Papel e ao Museu de Leiria.
Informação detalhada

1dia_Leiria_In_2019

Madalena Silveirinha, coordenadora do espaço, destaca que, além da «explicação do fabrico do papel e da farinha, através de um moinho de água», o Moinho do Papel recebe regularmente concertos, oficinas, teatro, sessões de poesia e outros eventos.

No Museu de Leiria, Mário Coelho mostrou a exposição temporária “Plasticidade – Uma História dos Plásticos em Portugal”, o Técnico de Serviço Educativo do Museu recordou a forte ligação da região ao fabrico deste material.

Álbum de fotografias

Roteiro diário

Programa de Atividades  | Nota de ImprensaÁlbum de Fotografias

MAIS INFORMAÇÕES

APRENDE . PARTILHA . LIDERA
VEM ESTUDAR NO POLITÉCNICO DE LEIRIA!

Leiria-In