Recentemente foi publicado o artigo “Evolution of research on water leakage control strategies: where are we now?” (https://doi.org/10.1080/1573062X.2018.1547773) na Urban Water Journal (https://www.tandfonline.com/action/journalInformation?journalCode=nurw20), que evidencia o trabalho de investigação realizado pela equipa constituída por Ricardo Jesus Gomes (IPLeiria), Alfeu Sá Marques (UC) e Joaquim Sousa (ISEC), no que diz respeito ao desenvolvimento de novas estratégias para gestão das perdas de água em sistemas de abastecimento de água, especificamente ao nível do planeamento e conceção de Zonas de Medição e Controlo.

A gestão das perdas constitui um dos principais desafios das entidades gestoras a nível internacional. Em Portugal, o valor da água não faturada ascende a 35% do volume total produzido, o que representa uma perda económica anual superior a 235 milhões de euros.

O Politénico de Leiria surge neste contexto como uma das principais instituições a nível internacional no que se refere à investigação sobre novas estratégias para a gestão das perdas de água.

Parabéns a toda a equipa!