Mat-Oeste: Matemática nas Artesimg_mat_oeste_2015

A oitava edição do Mat-Oeste – Matemática na Região Oeste, este ano com o tema “Matemática nas Artes”, realizou-se no dia 10 de julho, no auditório principal do edifício D da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), no campus 2 do Politécnico de Leiria. Organizado pelo Departamento de Matemática da ESTG, o Mat-Oeste dirige-se aos professores de todos os níveis de ensino, e ao público em geral, e pretende ser um encontro de divulgação, discussão e partilha de ideias e experiências nas mais diferentes vertentes da matemática, procurando promovê-la na Região Oeste.

O Mat-Oeste compreende um dia de palestras, e diversas ações de formação contínua, a decorrer entre 3 e 15 de julho, destinadas a professores de Matemática e Ciências da Natureza do 2.º ciclo do Ensino Básico, e de Matemática e Físico-Química do 3.º ciclo do Básico e Secundário.

No dia 10, os trabalhos começam às 9h30, com a palestra de João Pedro Xavier, da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, que focará a sua intervenção em  “Superfícies regradas em arquitetura”. Segue-se às 11h00 “Afinação e percussão”, com Ana Pereira do Vale, da Universidade do Minho, e António José Pedrosa, docente da ESTG. Pelas 14h00, Dinis Pestana, da Universidade de Lisboa, falará do “Espaço, Tempo, Matemática e Artes”. Será ainda entregue o Prémio Pedro Matos 2015, destinado a alunos do ensino secundário. O programa contempla ainda algumas participações especiais de vários artistas.

São seis as ações de formação agendadas para a edição deste ano do Mat-Oeste, a decorrerem na ESTG: “Medidas físicas nas aulas de matemática”, “Percorrendo a fila – uma abordagem descritiva”, “O GeoGebra no estudo de funções e gráficos”, “Novas metas curriculares para Matemática A do 10.º ano”, “Encontros com Caos e Fractais usando Mathematica”, e “Primitivas, integrais definidos e suas aplicações”.