Movida | Plataforma de monitorização da atividade física

 

Investigador Responsável: Rui Fonseca-Pinto

Unidade de Investigação: IT-IPLeiria

Parceiros institucionais: Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Município de Leiria, Centro Hospitalar de Leiria

Membros da Equipa Investigadores do Politécnico de Leiria: Rui Fonseca-Pinto, Ricardo Martinho, Rui Rijo, Pedro Assunção, Maria Alexandra Seco, Maria Pedro Guarino, Maria Dulce Gomes, Cátia Pontes

Sumário do projeto: A prevenção e gestão das doenças crónicas, em conjunto com os programas de reabilitação constituem um verdadeiro desafio para os prestadores de cuidados de saúde. Estudos epidemiológicos apontam para um aumento da prevalência de doenças crónicas e cardiovasculares, apontando a prescrição supervisionada de exercício como uma ferramenta fundamental no controlo e progressão destas doenças.

Este projeto permitirá criar um programa de saúde na comunidade, centrado numa plataforma constituída por uma aplicação móvel e uma interface de prescrição, com objetivo de monitorizar a atividade física, estando dividida em 4 módulos principais, dirigidos a vários setores da população. O programa permite a prescrição e monitorização do desempenho e níveis de adesão ao programa de exercício prescrito, para utilizadores com doença metabólica através do (MOVIDA.cronos), desenhar e acompanhar um programa de reabilitação cardíaca (MOVIDA.eros), acompanhar e quantificar movimentos dentro de casa (MOVIDA.domus), e também aceder a um programa de treino estratificado integrado num circuito de manutenção com objetivo de manter ou melhorar a condição física em utilizadores saudáveis (MOVIDA.polis).

O projeto envolve três instituições académicas e os institutos de investigação nelas incluídos, mas também os parceiros da saúde e da comunidade da região. Os estudantes das áreas da Engenharia e das Ciências da Saúde vão ser integrados no projeto, beneficiando de um ambiente de aprendizagem interdisciplinar.