Novos cursos MOOC apostam na inclusão

O Politécnico de Leiria abre 20 novos cursos MOOCMassive Open Online Courses (cursos online gratuitos), é já possível consultar os pormenores dos diferentes MOOC na plataforma UP2U, sendo que os cursos irão sendo disponibilizados de forma faseada ao longo do segundo trimestre do ano.

Destaque para o Ciclo Inclusão, área em que o Politécnico de Leiria é modelo de boas-práticas e referência mundial, que dispõe de cerca de uma dezena de cursos curtos na área da inclusão: “Normas de acessibilidade na web”, “Como interagir com uma pessoa cega”, “Comunicação aumentativa”, entre outros módulos.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

Os cursos curtos do Ciclo Inclusão, que resultam do know-how acumulado nesta matéria, pretendem desmistificar aspetos ligados à deficiência e sensibilizar para a inclusão em diversos contextos da vida diária. O ciclo tem início a 15 de março e é formado por minicursos em formato “59 minutos e alguns segundos: rápidos, simples e focados no essencial, onde são abordados conceitos, estratégias de interação e técnicas de acessibilidade que se destinam a qualquer pessoa, de qualquer idade.

Os novos MOOC do Politécnico de Leiria resultam de uma iniciativa conjunta da Unidade de Ensino a Distância (UED), do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE)Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) e da Unidade de Investigação Inclusão e Acessibilidade em Ação (iACT)

A UP2U disponibiliza ainda cursos no âmbito das estratégias de aprendizagem ativas e outros que contribuem para o sucesso académico, tendo em conta os desafios da educação do séc. XXI (por exemplo, “Gestão do tempo” e “Evitar o plágio”).

OS MOOC DO POLITÉCNICO DE LEIRIA UP2U

UP2U_2Os MOOC são cursos gratuitos e de livre acesso, que podem ser realizados de acordo com o ritmo do formando, pois é ele que gere o seu próprio percurso. Os cursos destinam-se a vários perfis de estudantes e ao público em geral, e qualquer pessoa pode realizá-los, bastando registar-se na plataforma UP2U. Os MOOC do Politécnico de Leiria apresentam um conjunto vasto de conteúdos e recursos, criados por uma alargada panóplia de investigadores, professores e peritos em diferentes áreas, que estão agregados num repositório central, e são disponibilizados de forma aberta, massiva e predominantemente gratuita. Estes cursos inserem-se na política de responsabilidade social do Politécnico de Leiria, permitem a formação flexível e intercultural de adultos e apostam no conceito de cidadania.