Bem-vindos ao Politécnico de Leiria!

SiteContent“Dá largas aos teus sonhos.
Descobre-te no Politécnico de Leiria.
O mundo está à tua espera.”

Agora fazes parte da comunidade académica do Politécnico de Leiria, Parabéns!  Estamos cá para te receber e apoiar.

Somos uma instituição jovem e dinâmica, onde uma equipa multidisciplinar se esforça diariamente para te proporcionar uma formação de elevada qualidade e uma experiência académica interessante a todos os níveis. Podes contar com um conjunto de serviços presenciais e recursos online criados especialmente a pensar em ti.

Descobre e acompanha todas as novidades, notícias e informações atualizadas nas nossas páginas no LinkedInFacebookInstagram e Youtube.

Aproveita a oportunidade para conhecer melhor as cidades de Leiria, Caldas da Rainha, Peniche, Marinha Grande e Torres Vedras, onde tens condições excecionais para poderes viver, estudar, trabalhar e ser feliz!

MATRÍCULAS ONLINE: Plataforma de Matrículas
INÍCIO DAS AULAS: 17 de setembro
Detalhe do calendário por escola

Tens dúvidas? Consulta as Faq’s disponíveis na página dos Serviços Académicos.

10 DICAS PARA NOVOS ESTUDANTES

1. Como estudante do Politécnico de Leiria terás uma conta de e-mail em webmail.my.ipleiria.pt  (username: número_de_estudante@my.ipleiria.pt);
    2. WI-FI (gratuito) em todas as escolas, residências, cantinas e espaços do IPLeiria. Podes descobrir como configurá-lo, bem como ao email em www.ipleiria.pt/dsi;
    3. Podes aceder online aos Serviços Académicos (SA) em intranet.ipleiria.pt e consultar o teu horário, calendários e resultados das avaliações em www.ipleiria.pt/estudantes.
    4. 5 cantinas e 8 bares em todos os campi. Se comprares antecipadamente a senha, cada refeição fica por 2,65€;
    5. Informação sobre bolsas e apoios sociais nos Serviços de Ação Social (SAS). É também através dos SAS que podes saber como recorrer a serviços médicos, a preços reduzidos, e às modalidades desportivas do Politécnico de Leiria;
    6. Com o teu cartão de estudante tens descontos em livrarias, restaurantes, ginásios e muitos outros serviços. Informa-te em www.ipleiria.pt/protocolos
      Dirige-te aos espaços da CGD nos nossos campi para tratares do teu cartão de estudante (com ou sem vertente bancária).
    7. Todas as Unidades Curriculares (UCs) têm um espaço no Moodle. Acede a www.ead.ipleiria.pt para consultares as informações e os materiais disponibilizados pelos teus professores;
    8. Para conheceres os livros e recursos das bibliotecas, não precisas de sair de casa: basta consultar o catálogo online em www.sdoc.ipleiria.pt;
    9. Através do Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE) podes obter orientação e acompanhamento pessoal e social e apoio psicológico e orientação vocacional;
    10. Se sonhas com uma experiência internacional e pretendes alargar os teus horizontes, informa-te em Mobilidade

Atividades de PRAXE ACADÉMICApraxe

Ao chegares ao nosso instituto serás, provavelmente, confrontado com o convite, por parte de estudantes que já integram a instituição, para participares nas atividades de praxe académica. Relativamente a estas atividades, aconselhamos que consultes os regulamentos em vigor no Instituto.

A participação nas atividades de praxe é voluntária e a não participação nas mesmas, parcial ou totalmente, depende exclusivamente da vontade de cada um. Sendo que da não participação não podem, em circunstância alguma, resultar quaisquer pressões ou consequências seja de que tipo forem.

CARTÃO DE ESTUDANTE

Caixa Geral de Depósitos (CGD) é a entidade responsável pela emissão dos Cartões de Identificação de toda a comunidade académica do Politécnico de Leiria (com ou sem vertente bancária). O documento é emitido mediante solicitação, depois de confirmada a tua inscrição pela Escola. Para teres o Cartão de Identificação, com todos os benefícios que lhe estão associados, necessitas de apresentar a seguinte documentação no stand da CGD instalado na tua Escola ou numa Agência da Caixa:

• Cópia do BI / Cartão de Cidadão;
  • Cópia do N.º de Identificação Fiscal;
  • Comprovativo de Morada (comprovativo de inscrição na Escola, carta de condução, carta verde de seguros automóveis, titulo de registo de propriedade, extrato de conta bancária ou atestado da Junta de freguesia);
  • 1 fotografia.
Benefícios
  • Funciona como cartão recarregável para pagamento de refeições e bens alimentares;
  • Comprova que é estudante / funcionário do Ensino Superior;
  • Permite o acesso a descontos no âmbito de protocolos estabelecidos (www.ipleiria.pt/protocolos) e outros (Transportes; Cinemas, etc.)

Espaços de Atendimento no Politécnico de Leiria:
Facebook_CARTAO-CX-IU_1200x630
10 de setembro a 4 de outubro

Campus 1 – Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
Campus 2 – Escola Superior de Tecnologia e Gestão / Escola Superior de Saúde | Campus 3 – Escola Superior de Artes e Design)

10 de setembro a 2 de outubro

Campus 3 – Escola Superior de Artes e Design
Campus 4 – Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar

SESSÕES DE APRESENTAÇÃO NAS ESCOLAS

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS – ESECS (Leiria): 13 de setembro Detalhes

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA E GESTÃO – ESTG (Leiria): 17 de setembro Detalhes

ESCOLA SUPERIOR DE ARTES E DESIGN – ESAD.CR (Caldas da Rainha): 17 de setembro Detalhes