Título: O impacto dos institutos politécnicos na economia local

Local de publicação: Tertiary Education and Management

Autores do IPLeiria: José Manuel Silva, Eugénio Pereira Lucas e Ana Nicolau

Principais resultados obtidos

As Instituições de Ensino Superior (IES) e, em especial, institutos politécnicos em Portugal são, em geral, reconhecidos como um dos principais interessados no desenvolvimento regional.
No entanto, devido à recessão económica dos últimos anos e as consequentes restrições orçamentais, as IES mais do que nunca precisam de demonstrar o impacto social e cultural de suas atividades dentro das suas comunidades e o seu contributo para o desenvolvimento económico. O objetivo deste trabalho foi estimar o impacto económico de um grupo de institutos politécnicos localizados em regiões com diferentes características sócio-económicas (incluindo IPLeiria), utilizando uma metodologia comum. Este quadro comum permitiu um estudo comparativo e uma melhor identificação das variáveis que diferenciam as diferentes regiões, os respectivos institutos politécnicos e seus impactos.

Neste estudo, no caso específico do IPLeiria, apurou-se que tem um impacto de 171,7 milhões de euros na região (cidades de Leiria, Caldas da Rainha e Peniche), sendo que por cada euro de financiamento do Estado ao IPLeiria, o Instituto gera 8,07 euros de actividade económica. O estudo reporta-se ao ano de 2012, mas permite ter uma ideia da mais-valia do IPLeiria nas três cidades onde tem escolas: Leiria, Caldas da Rainha e Peniche.