Fotografia_Professora Paula FariaA

Docente da ESTG integra Direção da Sociedade Portuguesa da Matemática

Paula Faria, docente do Politécnico de Leiria, integra a nova direção da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), liderada por Filipe Oliveira. O trabalho desenvolvido pela professora do departamento de Matemática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e investigadora do Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado do Produto (CDRSP) tem permitido um relacionamento mais próximo com os pares nacionais e internacionais.

«O convite para membro da recente eleita direção da SPM prende-se com o reconhecimento do trabalho científico que tenho desenvolvido na área da Matemática. Este trabalho divide-se entre as publicações de artigos na área das aplicações da Matemática, destacando-se as aplicações para a Indústria e as aplicações biomédicas, e a organização de eventos científicos», salienta Paula Faria. «Em minha opinião, esta nomeação ajuda a elevar o nome do Politécnico de Leiria, já que falamos de uma Sociedade muito prestigiada e reconhecida a nível nacional e internacional.»

A nova direção da SPM pretende continuar o trabalho realizado até à data, mantendo as mesmas linhas de ação: Investigação, Ensino e Divulgação. Exemplos do trabalho a desenvolver são o apoio à criação de um laboratório colaborativo de Matemática e a organização da Escola de Verão 2019, do Encontro Nacional da SPM 2020 e das Olimpíadas de Matemática.

A Sociedade Portuguesa de Matemática é uma instituição portuguesa, fundada em 1940, cujos objetivos são o desenvolvimento da educação, e a divulgação e promoção da pesquisa matemática em Portugal. A SPM é responsável pela edição da revista científica de circulação internacional com revisão Portugaliæ Mathematica, do Boletim SPM, da Gazeta de Matemática e de vários livros. As suas atividades incluem a organização de congressos, conferências, reuniões científicas e cursos de formação para professores.