Estudantes do Politécnico de Leiria criam projeto de voluntariado para comprar e levar bens essenciais a casa de colegas que estão em isolamento

Estudantes do Politécnico de Leiria acabam de lançar o projeto de voluntariado “Pede&Recebe”, para apoiar colegas que estão em isolamento ou em quarentena, como medida de prevenção de um eventual contágio de Covid-19, através da compra e entrega de bens essenciais.

«Este projeto surge com o objetivo de ajudar os estudantes do Politécnico de Leiria que se encontram em isolamento, ficando confinados em casa sem poder sair para, pelo menos, fazer compras essenciais. Há estudantes que, por estarem deslocados de casa, poderão ficar completamente isolados, tendo esta iniciativa como propósito ajudar estes estudantes durante o período de afastamento social», explicam os jovens empreendedores e dinamizadores da ação.

Todos os estudantes envolvidos na iniciativa “Pede&Recebe” são voluntários, e estão disponíveis para ir fazer compras ao supermercado e à farmácia gratuitamente, ficando responsáveis pela respetiva entrega. O grupo de estudantes está organizado em subequipas, sendo estas a da comunicação, do contact person e das entregas.

Os estudantes que estão em isolamento e que pretendem fazer um pedido devem preencher um breve formulário. De seguida, um voluntário da equipa dos contact person entra em contacto com o estudante, pedindo a lista de compras. Esta informação é posteriormente transmitida aos estudantes “escalados” para aquele dia, que fazem as respetivas compras. Após as compras, o valor total é enviado ao estudante que solicitou o apoio e este procede à transferência da quantia. A equipa leva as compras a casa do estudante, tendo sempre em atenção todas as normas de segurança e higiene.

Sob o mote “Um Projeto de Estudantes para Estudantes”, a iniciativa pretende mitigar o impacto da pandemia no contexto da comunidade académica, contando com o apoio institucional do Politécnico de Leiria e do Serviço da Pastoral do Ensino Superior (SPES) – Diocese Leiria-Fátima. A equipa fundadora é composta por Bernardo Pereira (Engenharia Biomecânica), Diogo Farto (Engenharia Mecânica), Duarte Joaquim, (Engenharia Automóvel), João Adão (Engenharia Informática) e Manuela Oliveira (Engenharia Informática) – estudantes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG); e pelas estudantes da Escola Superior de Saúde (ESSLei): Joana Alves (Enfermagem), Sara Chaves (Terapia Ocupacional), Susana Santa Rita (Enfermagem) e por Matilde Tavares (Terapia Ocupacional), mentora do projeto.

MAIS INFORMAÇÕES: pede.recebe.leiria@gmail.com | www.facebook.com/pede.recebe.leiria