Politécnico de Leiria presta serviços na área da Indústria 4.0

logo-industria40O Politécnico de Leiria é agora uma entidade prestadora de serviços de inovação, no âmbito do “Vale Indústria 4.0”, após a sua aprovação no processo de acreditação para entidades para prestação destes serviços. O “Vale Indústria 4.0” visa promover a definição de uma estratégia tecnológica própria, para a melhoria da competitividade das empresas, de acordo com os princípios da denominada “Indústria 4.0”.

Estes Vales permitem a transformação digital através da adoção de tecnologias que possibilitam mudanças disruptivas nos modelos de negócios de PME, como a contratação de sites de comércio eletrónico ou softwares de gestão fabril a prestadores certificados.

Conforme explica Rui Pedrosa, vice-presidente do Politécnico de Leiria, «Na prática, o Politécnico de Leiria pode prestar serviços especializados de avaliação e suporte para as decisões de investimento tecnológico, de modo a apoiar as empresas na identificação das melhores estratégia conducente à adoção de tecnologias e processos associados à digitalização das indústrias de modo a promover o aumento da produtividade», acrescentando ainda que o Politécnico de Leiria pode assumir na já apelidada ‘quarta revolução industrial’. «Através do nosso know-how e conhecimento técnico, reconhecido e acreditado, podemos incrementar o processo de transformação dos negócios da Região, através da consultoria personalizada às empresas que nos procuram, nomeadamente no setor tecnológico, com a aplicação de novos modus operandi mais inovadores e que acompanhem as tendências atuais dos mercados mundiais.»

Estes serviços abrangem a implementação de processos associados ao comércio electrónico, e de outros processos associados à Indústria 4.0, relacionados por exemplo com o big data, a robótica, a realidade aumentada, a fabricação aditiva, entre outros. A instituição pode ainda prestar outros serviços, como assistência técnica, científica e consultoria em áreas de conhecimento relacionadas e que ultrapassem a competência dos beneficiários destes Vales.

A medida “Vale Indústria 4.0” está inserida na modalidade Vale Inovação da Qualificação das PME do Sistema de Incentivos do Portugal 2020, e cada vale desta tipologia pode chegar ao incentivo máximo de 7.500 euros. Para o Compete 2020, a aplicação deste mecanismo de acreditação das entidades funciona como um instrumento de transparência e de promoção da qualidade do serviço prestado.

Mais Informações