Politécnico de Leiria e Associação Geoparque Oeste Celebram Acordo para Desenvolvimento de Investigação e Ensino

No dia 29 de junho de 2020, na Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), foi formalizado um protocolo de cooperação entre o Politécnico de Leiria e a Associação Geoparque Oeste (AGEO) no âmbito do projeto Aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico. A colaboração tem como objetivo o planeamento e realização de ações conjuntas relacionadas com atividades de investigação e ensino, bem como o desenvolvimento de projetos de interesse comum.

A cerimónia de assinatura do protocolo contou com a participação do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa, do subdiretor da ESTM, Sérgio Leandro, do presidente da Direção da Associação Geoparque Oeste, João Serra, e dos autarcas Ricardo Fernandes, da Câmara Municipal do Bombarral, João Duarte Carvalho, da Câmara Municipal da Lourinhã, Henrique Bertino, da Câmara Municipal de Peniche, e Carlos Bernardes, da Câmara Municipal de Torres Vedras.

Aspiring Geoparque Oeste

Com uma área territorial constituída, na sua totalidade, por 879 km2, com cerca de 158.000 habitantes, o Aspiring Geoparque Oeste – Terras do Jurássico tem como missão a preservação, conservação, valorização, divulgação e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando a educação, o turismo e o desenvolvimento sustentável das populações e do território. Este projeto envolve o território dos municípios de Bombarral, Lourinhã, Óbidos, Peniche e Torres Vedras, e conta com a participação ativa do Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, da Sociedade de História Natural de Torres Vedras e da Universidade Nova de Lisboa.