lab_exp_criat_esadcr_site

Futuro Laboratório de Experimentação e Criatividade funcionará na antiga Escola Básica do Parque, nas Caldas da Rainha

No dia 18 de setembro, o Politécnico de Leiria e a Câmara Municipal das Caldas da Rainha formalizaram um protocolo que contempla a instalação do futuro Laboratório de Experimentação e Criatividade da Escola Superior de Artes e Design (ESAD.CR) no edifício da antiga Escola Básica do Parque, nas Caldas da Rainha.

O acordo estabelecido visa transformar o edifício num ativo incontornável na valorização da candidatura das Caldas da Rainha – Cidade Criativa da UNESCO. O Laboratório de Experimentação e Criatividade terá também associado o labeling da Cátedra UNESCO “Gestão das Artes e da Cultura, Cidades e Criatividade”, onde muitas das suas atividades vão ocorrer.

O espaço cedido pelo município da cidade será visitável e aberto à comunidade, colocando a arte e a cultura ao serviço da sociedade. O espaço prevê as seguintes valências:

Sala de exposições polivalente e com atividades abertas à população das Caldas da Rainha e aos estudantes das Escolas. Esta sala terá a capacidade para acolher exposições de artes plásticas e design, atividades de artes performativas, bem como conferências, seminários, aulas abertas ou workshops;

Sala de residência com um caráter laboratorial e experimental, dedicada ao desenvolvimento de atividade criativa e inovadora, nas áreas de atuação da ESAD.CR e com potencial de partilha  com a comunidade.

Gabinete/Laboratório de Eco Design, criatividade, inovação e sustentabilidade para prestação de apoio, serviço de consultadoria e de formação a empresas, associações, empresários, escolas, ou a quem o procure.