univ_burgos_site_18_2_2020

Parceria com a Universidade de Burgos promove Mestrado conjunto em Terapia da Mão

O protocolo celebrado a 18 de fevereiro de 2020, em Burgos (Espanha), formaliza os termos de colaboração entre o Politécnico de Leiria e a Universidade de Burgos (UBU), uma parceria que se pretende longa e sólida.

A promoção do mestrado em “Terapia da Mão” assinala o início de uma série de iniciativas conjuntas, nomeadamente no âmbito do ensino, pesquisa e mobilidade internacional de estudantes. Nesse contexto, foi assinado um acordo-quadro complementar que, nas palavras de Manuel Pérez Mateos, reitor da UBU, «Trará muitos resultados e será muito benéfico para todos os estudantes, bem como para os respetivos territórios». Por sua vez, Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria, reforçou a importância compartilhar professores e metodologias. Acrescentou ainda que «O acordo permitirá desenvolver não apenas questões de ensino, mas também projetos de pesquisa, compartilhar transferências de conhecimento e fortalecer a capacidade de internacionalização das nossas instituições».

Em resultado das reuniões realizadas entre membros do conselho de administração de ambas as partes, foram agendadas visitas mútuas a escolas e unidades de investigação, bem como a criação de equipas de trabalho com vista à cooperação a nível do curso de “Engenharia em Saúde”, lançado este ano na UBU, e do curso de “Design e Desenvolvimento de Videogames”, a lançar brevemente com conteúdo curricular partilhado. Sobre esta matéria, Manuel Pérez Mateos destacou a importância de contar com a da experiência do Politécnico de Leiria na área dos “Jogos Digitais e Multimédia”, «Formação que desenvolve há anos com grande sucesso».

Considerando o facto da oferta formativa em “Relações Internacionais”, “Administração Pública” e “Direito Europeu”, lecionada por estas instituições de ensino superior, já estar solidamente implementada na América Latina, surge também a oportunidade de unir esforços no sentido de gerar pontes entre os falantes de espanhol, português e a Europa.