Projeto U-Bike promove mobilidade sustentável da comunidade académica

Politécnico de Leiria galardoado com o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta

 

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB) distinguiu ontem, dia 17 de setembro, o Politécnico de Leiria com o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta, na categoria de Instituições de Ensino, no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade. O projeto U-Bike é o grande “responsável” por este galardão da instituição, já que promove a mobilidade sustentável da comunidade académica desde junho de 2018, e contribui para a alteração de comportamentos mais amigos do ambiente.

«Esta distinção orgulha o Politécnico de Leiria, e é o resultado do trabalho e mobilização de muitos colaboradores e do compromisso da nossa comunidade académica com os valores da sustentabilidade e os modos de mobilidade suave. Espero que este prémio estimule ainda mais a mobilização dos municípios para a melhoria das condições cicláveis nas cidades e promova o aparecimento de sistemas de bike sharing municipais e ou intermunicipais», destaca Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

No projeto U-Bike as bicicletas elétricas são cedidas aos utilizadores por períodos até seis meses, com o objetivo de serem uma alternativa à utilização dos automóveis nos, e entre, campi do Politécnico de Leiria, além de veículos de promoção de hábitos de vida saudáveis. Até à data, já aderiram ao projeto 527 utilizadores, que percorreram cerca de 185 mil quilómetros, pouparam 10,42 tep (energia) e reduziram em 31.636 Kg as emissões de CO2.

O projeto U-Bike está alinhado com os planos de mobilidade dos municípios onde estão localizadas as escolas e infraestruturas científicas do Politécnico de Leiria, nomeadamente de Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche. Com esta iniciativa, o Politécnico de Leiria pretende favorecer a redução da utilização do transporte individual motorizado nas comunidades onde se inserem os seus polos, tornar mais atrativos os seus campi com a redução da pressão dos veículos motorizados, e valorizar as respetivas regiões.

O Politécnico de Leiria pretende continuar a mobilizar os municípios onde está inserido a criar os seus sistemas de bike sharing, a melhorar as condições de circulação de bicicletas nas cidades, a criar mais zonas de amarração e carregamento e a apostar na intermobilidade com os transportes públicos e o uso do transporte individual motorizado. Outro dos objetivos é criar e reunir a Comissão de Acompanhamento Local com o objetivo de avaliar a implementação do projeto na instituição e no território que integra.

A FPCUB criou o Prémio Nacional da Mobilidade em Bicicleta em 2006, para reconhecer publicamente o contributo de entidades ou personalidades que promovam a utilização da bicicleta nas suas múltiplas vertentes, através da criação ou melhoria de condições e facilidades em Portugal e/ou da divulgação de ações que incentivem o uso deste meio de transporte não 

motorizado. Este ano foram distinguidas as categorias: Autarquias e Freguesias, Associações e Clubes, Instituições de Ensino, Ativismo e Intervenção Social, Cidadania e Entidades Públicas.