Antigo estudante de mandarim do Politécnico de Leiria é intérprete e tradutor no Shanghai SIPG

foto_luis_lino_site_19_6_2017Luís Lino, licenciado em Tradução e Interpretação Português/Chinês – Chinês/Português pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Leiria, foi escolhido por André Villas-Boas para reforçar a equipa técnica do Shanghai SIPG como tradutor. Com apenas 25 anos, já trabalhou como guia no museu do FC Porto.

O jovem refere que além das suas funções principais, também apoia Villas-Boas a comunicar informações, tratar de documentação e vistos, articulando também com o departamento médico. Agradecido, acrescenta que o constante apoio do treinador tem sido fundamental para fazer face às dificuldades de adaptação iniciais provocadas pelo normal desconhecimento do vocabulário chinês usado no futebol.

Lino, inicialmente esteve inclinado para estudar jornalismo, mas na hora da escolha foi a língua chinesa que o conquistou por ser uma oportunidade «’exótica’ e ‘muito rentável’.»

Mandarim / Chinês

O mandarim é o idioma mais falado do mundo, existindo cada vez mais portugueses interessados em aprender a língua chinesa. Em resultado da colaboração entre o Instituto Confúcio e algumas instituições de ensino superior portuguesas, o ensino do mandarim foi adotado como língua estrangeira alternativa por várias escolas do ensino secundário e do 3.º ciclo. O Politécnico de Leiria, presta apoio a escolas em Leiria, Alcobaça e Marinha Grande, e é um dos três institutos politécnicos envolvidos nesta iniciativa.

Licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês – Chinês/Português

O Politécnico de Leiria, em parceria com o Instituto Politécnico de Macau (IPM), criou a licenciatura em Tradução e Interpretação Português/Chinês – Chinês/Português. O curso pretende formar tradutores e intérpretes com domínio adequado da língua portuguesa/chinesa para traduzir e interpretar de e para português/chinês, capazes de dominar aspetos da natureza e funcionamento de ambas as culturas e sociedades.