Primeiro-ministro apresenta o programa Indústria 4.0 –Economia Digital no Politécnico de Leiria

industria_40_foto_site1_31_1_17

No dia 30 de janeiro, o primeiro-ministro, António Costa, presidiu à sessão pública de apresentação do programa “Indústria 4.0 – Economia Digital”. O encontro contou igualmente com a presença do ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral e do secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, entre outras personalidades e entidades relevantes no panorama nacional.

Além das sessões temáticas, foi possível apreciar a materialização da “Indústria 4.0” nas suas diferentes dimensões através da exposição de projetos e atividades distribuídos por diversas salas da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG): empresas e instituições mostraram o que de melhor se faz na área da tecnologia, robótica, eletrónica e inovação digital.

industria_40_foto_site_31_1_17

O ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, anunciou um conjunto de 60 medidas da iniciativa “Indústria 4.0 – Economia Digital”, que vai envolver 50 mil empresas e prevê mais de dois mil milhões de euros de investimento nos próximos anos, permitindo dar competências digitais a mais de 20 mil trabalhadores.

Durante o encontro o governo formalizou a parceria com a COTEC Portugal, assinando um protocolo de colaboração com o Ministério da Economia. Francisco Lacerda, responsável da COTEC, garantiu que estas medidas irão «contribuir para aumentar a capacitação das empresas portuguesas».

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou que Leiria reúne todas as condições pa­ra ser o laboratório ‘piloto’ da “Indústria 4.0 – Economia Digital”, referindo o Politécnico de Leiria como um excelente exemplo na área da investigação, da transferência de conhecimento e de aproximação às empresas. Além disso, acrescentou, ainda, que esta região do país tem pessoas qualificadas, um tecido empresarial dinâmico e com capacidade de absorver o conhecimento, fatores fundamentais para esta oportunidade de conquistar o futuro.

Para terminar, o primeiro-ministro deixou uma mensagem de incentivo perante os desafios que a ‘Quarta Revolução Industrial’ coloca a todos os cidadãos, empresas e entidades «Vamos surfar a onda da revolução digital sem hesitações»

A iniciativa foi dinamizada e promovida pelo Ministério da Economia, tendo lugar no campus 2 do Politécnico de Leiria.

fotos_industria40_discursos_21_1_2017

Fotografias do evento

Programa (versão curta)

Programa detalhado

30 de janeiro de 2017 | campus 2 do Politécnico de Leiria (ESTG) | Leiria

GPS: 39º 44′ 4” N 8º 49′ 17” W

ECONOMIA DIGITAL

apresentacao_industria40_site_31_1_2017

A ‘Quarta Revolução Industrial’, inevitavelmente introduz uma mudança de paradigma na indústria e em toda a economia: o mercado será invadido pelas tecnologias digitais. É essencial elaborar um sistema estruturado que dê uma resposta competitiva perante os desafios e as novas oportunidades de negócio que se apresentam: “Indústria 4.0″.

O Governo está empenhado em ajudar as empresas, por isso aposta no desenvolvimento de uma estratégia sólida para a digitalização da nossa economia e em especial da nossa indústria. Segundo as previsões estabelecidas, Portugal vai criar emprego, aumentar a qualificação e o conhecimen­to.

Note-se que o conselho estratégico deste programa integra 64 empresas, várias do distrito de Leiria, que representam 25% do Produto Interno Bruto (PIB) e 30% do emprego, sendo que as suas exportações ascendem a 50% do total nacional.

O secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos, afirma que «Com esta Estratégia, a República Portuguesa toma a iniciativa e convoca todos os empresários, trabalhadores e cidadãos a participar. Não vamos deixar nenhuma empresa ficar atrás. Vamos fazer da tua empresa e da nossa economia uma líder nesta nova economia digital!»