Politécnico de Leiria desenvolve abordagem única em Portugal na prescrição em programas de reabilitação cardíaca

O Centro de Inovação em Tecnologias e Cuidados de Saúde (ciTechCare) do Politécnico de Leiria vai conceber e testar uma nova abordagem na prescrição em programas de reabilitação cardíaca, com base na avaliação direta do sistema nervoso autónomo. O projeto de investigação “2ARTs – Accessing Autonomic Control in Cardiac RehabiliTaTion” obteve financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) através do concurso para projetos em todos os domínios científicos PTDC/2020, tendo sido aprovado e classificado nos 10 primeiros entre os 420 a concurso na área da Engenharia Clínica do painel de Bioengenharia e Biotecnologia.

«A atividade cardíaca é condicionada por estímulos que, em parte, dependem do sistema nervoso autónomo. Esta técnica (Microneurografia), na qual fiz formação na Universidade de Bolonha, permite medir os impulsos que o coração recebe e que são enviados pelo sistema nervoso, através do registo num nervo periférico. A Microneurografia vai permitir aceder e registar estes “comandos de origem autonómica” que são as “ordens” que o sistema nervoso autónomo envia para o coração», explica Rui Fonseca-Pinto, investigador do ciTechCare e diretor da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria (ESSLei).

Em Portugal, a Microneurografia não é utilizada na prática clínica, sendo atualmente apenas usada em investigação básica com modelos animais. Em Itália, na Suécia e no Japão é já utilizada para diagnóstico de disautonomias (doenças do sistema nervoso autónomo) e investigação em humanos.

O projeto “2ARTs” tem início previsto na primavera de 2021 e duração de três anos.

O ponto de partida do projeto “2ARTs” foi a tese de doutoramento do investigador Rui Fonseca-Pinto, cujo tema central foi o estudo de sinais do sistema nervoso autónomo. «Nos últimos anos tenho desenvolvido investigação sobre este assunto, sobretudo através de registos indiretos. Agora, já há condições para termos um laboratório para estudar doenças do sistema nervoso autónomo no ciTechCare. O financiamento aprovado tem prevista a aquisição de equipamento e adaptação das instalações no campus 5 para que este Laboratório de Estudo de Disautonomias seja uma realidade a médio prazo em Leiria», refere o diretor da ESSLei.

Além de Rui Fonseca-Pinto, enquanto investigador principal e coordenador, o desenvolvimento do projeto conta também com a experiência e reputação do professor doutor João Morais, diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Leiria (CHL), investigador do ciTechCare, como co-investigador responsável, e coordenador do Centro de Investigação do CHL. A equipa é composta ainda por Alexandre Antunes, médico cardiologista do CHL, e investigadores e professores do Politécnico de Leiria, nomeadamente Maria Guarino, Joana Cruz, Ricardo Martinho e Rui Rijo.