SiteBicicletas elétricas do Politécnico de Leiria percorrem 100 mil quilómetros

As bicicletas elétricas do Politécnico de Leiria já percorreram 100.000 quilómetros, evitando a emissão de cerca de 17.000 quilos de dióxido de carbono na atmosfera, em Leiria, Marinha Grande, Peniche e Caldas da Rainha. O projeto U-Bike já serviu, desde junho de 2018, 382 utilizadores, entre estudantes, professores, investigadores e técnicos do Politécnico de Leiria, nos seus diversos campi.

«Com o sucesso demonstrado pelo projeto U-Bike é o tempo de verificarmos o efeito de contágio positivo nos municípios da região de Leiria e Oeste com o aparecimento de programas de bike sharing abertos a todos os cidadãos, bem como intervenções de melhorias nas infraestruturas promotoras da utilização de bicicletas, nomeadamente nas ciclovias, dedicadas ou partilhadas», afirma Rui Pedrosa, presidente do Politécnico de Leiria.

Através do projeto U-Bike o Politécnico de Leiria pretende sensibilizar a comunidade para a utilização de meios de transporte mais sustentáveis, reduzindo o impacto dos veículos motorizados nas cidades onde se localiza, e nos seus diversos campi, além de motivar a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Atualmente circulam no âmbito deste projeto 183 bicicletas elétricas em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.