ProLearn4ALL | Maletas Pedagógicas para TODOS

Investigador Responsável: Catarina Mangas

Unidade de Investigação: iACT

Parceiros institucionais: Instituto Politécnico de Coimbra, Cercilei – Cooperativa de Ensino e Reabilitação de Crianças Inadaptadas de Leiria; Município de Leiria

Membros da Equipa Investigadores do Politécnico de Leiria: Catarina Mangas; Carla Freire; Célia de Sousa; Clarinda Barata; Cristina Nobre; Maria Antónia Barreto; Maria Alexandra Marques; Nuno Fragata; Olga dos Santos; Susana dos Reis

Sumário do projeto: O projeto pretende aumentar, de uma forma lúdica e pedagógica, o conhecimento das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico na área das Necessidades Educativas Especiais (NEE). Para esse efeito será desenvolvido em co promoção com diversas entidades, criando uma plataforma de trabalho colaborativo que torne possível interligar várias áreas disciplinares (Educação + Design + Inclusão), desenvolvendo dinâmicas de reflexão sobre os processos de ensino-aprendizagem.

Este trabalho seguirá, assim, uma metodologia de investigação baseada em problemas, que permitirá uma constante troca de conhecimentos e experiências entre diferentes atores do contexto educativo e da comunidade local.

No final do projeto será possível obter modelos de produtos inovadoras, acessíveis e inclusivos para todas as crianças, que serão oferecidos aos Agrupamentos de Escolas de Leiria e a outras entidades locais.