Politécnico de Leiria e CERN assinam protocolo

image001

O Politécnico de Leiria celebrou no dia 28 de outubro de 2016, às 11h30, um protocolo de cooperação científica e tecnológica com o CERN – European Organization for Nuclear Research, uma das maiores e mais prestigiadas instituições de investigação a nível mundial. O acordo foi assinado por Nuno Mangas, presidente do Politécnico de Leiria, e Miguel Jimenez, diretor do Departamento de Tecnologia do CERN, a cerimónia decorreu na Biblioteca José Saramago, no campus 2 do Politécnico.

Paulo Ferrão, presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), que marcou presença neste evento, teve oportunidade de admitir que compreende a importância dos politécnicos e mostrou-se impressionado com a cooperação que envolve o Politécnico de Leiria e o CERN, afirmando ainda que «Só podemos estar à frente dos outros se estivermos associados aos melhores».

Nota de imprensa

Fotografias

Estágios de estudantes do Politécnico de Leiria no CERN (Genebra) são um sucesso

O novo protocolo surgiu na sequência do sucesso reconhecido dos trabalhos no âmbito de estágios realizados no CERN por estudantes dos mestrados em Engenharia Eletrotécnica e Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG), posteriormente acolhidos como colaboradores. Este acordo formaliza a colaboração científica e tecnológica já existente entre as duas instituições relativamente aos estudantes de licenciatura e mestrado, que se traduz na realização de trabalhos de final de curso orientados em conjunto, que permitem resolver problemas técnicos identificados pelo CERN.

Esta colaboração pode ainda fomentar o aparecimento de projetos de investigação conjuntos, que envolverão professores, estudantes de mestrados e investigadores do Politécnico de Leiria, que assim se podem associar ao CERN. Os trabalhos de investigação podem abordar diversas áreas, como as tecnologias da informação, comunicações, bases de dados, controlo e automação industrial, sistemas industriais, sistemas distribuídos ou infraestruturas.

Fundado em 1954, o CERN é um laboratório localizado na fronteira franco-suíça, perto de Genebra. Esta instituição possui o maior e mais potente acelerador de partículas mundo, o LHC (Large Hadron Collider), utilizado para o estudo dos constituintes básicos da matéria – as partículas fundamentais. O CERN foi uma das primeiras organizações à escala europeia que conta presentemente com 22 estados membros, entre os quais se inclui Portugal.

28 de outubro de 2016 | 11h30 | Biblioteca José Saramago: Morro do Lena – Alto Vieiro, Leiria (GPS: 39°44’00.4″N 8°49’15.4″W)